sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Santo Agostinho, fim dos tempos, sinal de Jonas e conversão dos muçulmanos



No início do século V, Hesychius, Bispo de Salone capital da Dalmácia (território da Croácia) consultou Agostinho ( bispo de Hipona ) sobre a  interpretação dos textos do Evangelho sobre o fim dos tempos. Isto resultou em três trocas de cartas. Na última carta, o ilustre teólogo cita especialmente os versículos 24, 29-30 do Evangelho de Mateus, onde são mencionados fenômenos cósmicos que anunciam o retorno de Cristo:

" Logo depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados. Então o sinal do Filho do homem é revelado no céu, então todas as tribos da terra se lamentarão , batendo no peito, e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com grande poder e grande glória. "

O interesse dos comentários de Santo Agostinho está em sua recomendação de não se concentrar no sentido "cósmico" dos fenômenos mencionados (que poderia ocorrer ou não), pois estes versos têm um sentido espiritual sobre o estado de Igreja quando se aproximar o fim dos tempos:

"Eu acho que seria melhor ouvir essas coisas da própria Igreja, a fim de que o Senhor Jesus parece ter anunciado como uma grande marca de sua segunda vinda , que é prevista ao mundo, e o medo que sentimos quando conhecemos a história das maiores calamidades , que assistiríamos com horror  os sinais do fim do mundo. A Igreja é representada pelo sol, a lua e as estrelas. [ ... ] . Quando o sol se escurecerá , e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados , como é dito nos Evangelhos de são Mateus e São Marcos, a Igreja de alguma forma não será mais escutada e será uma presa à perseguição dos ímpios que não temem nada e repetem : " a paz e a segurança são com a gente”.  Então, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados , o que significa que muitos que antes parecia brilhar através da graça, se calarão diante dos perseguidores: alguns, até mesmo mais forte será abalado " .

Com base nesse trecho da carta a Hesychius, Nicolas Le Tourneux , autor de " O Ano Cristão: uma explicação das Epístolas e Evangelhos para domingos e festas do ano " (Paris, em Desaint e Sallant , 1746, 13 volumes) , explica o evangelho do primeiro domingo do Advento (Volume 1) , adaptando-se a situação da época ( século 18 ) . Ele explicou um pouco mais em um sentido espiritual, o que acontece na Igreja em relação a qualquer sinal da segunda vinda de Jesus. Jesus é o Sol da Igreja (uma vez tirada Sua luz) esta ficará obscurecida, por isso Ele encontrará pouca fé. A Igreja, simbolizada pela lua, reflete a luz do sol, mas, não vai brilhar pelas dificuldades causadas pelos erros dos homens. "Vai ser tudo vermelho com a propagação das perseguições de todos os lados. Vários daqueles que, por sua doutrina e piedade brilhavam, assim como as estrelas, cairão do céu e vão sair da Igreja.” Outros, por medo da perseguição renunciará sua fé.

Sobre profecias, tem sempre que ser prudente para tentar julgá-las, pois, não temos autoridade para isso. No entanto, as notícias (especialmente na França e na Europa) sugere que vivemos em tempos onde a guerra entre a Igreja e o Mundo, no sentido joanino, atingiu uma fase particularmente aguda. Este confronto, anunciado por Jesus: "O mundo vai odiá-lo, uma vez que me odiava”, Santo Agostinho fala em "Cidade de Deus”, e Santo Inácio de Loyola, de "das duas bandeiras" em seus exercícios espirituais. Vemos as coisas com mais clareza, se aceitarmos que a Igreja é o Corpo de Cristo. Podemos, então, naturalmente, me pergunto se, agora, a Igreja não está revivendo a paixão do Senhor, para esta crise modernista denunciada por São Pio X, na encíclica Pascendi Dominici Gregis. Essa fase crítica é a amplificação contemporâneo da perseguição anticristã em todo o mundo  em um nível não visto desde a perseguição romana. É também que "aqueles que, por sua doutrina e piedade brilhava como as estrelas”, ou seja, sacerdotes, teólogos que aderem a ideologias e "valores" do mundo, ao invés de deixarem a Igreja permanecem nela e, assim, inoculam suas heresias. Esses são os “caídos do céu" na terra por seu compromisso com o mundo. Nesta categoria podemos distinguir os sacerdotes que rejeitam o magistério romano, aqueles que se engajam na invenção litúrgica transformar Missa essencialmente teocêntrica em uma cerimônia antropocêntrica. Entre eles, podemos também reconhecer os sacerdotes depravados, ou em coabitação, ou pedófilos, aqueles que praticam pastoral (ou teologia ) escandalosas para remover qualquer visibilidade da Igreja, o lobby  gay do Vaticano denunciado pelo Papa Francisco, os teólogos modernistas condenado e proibido de ensinar em universidades católicas. Nisto deve ser adicionado a infiltração da Maçonaria. Temos o caso famoso do Arcebispo Bugnini, responsável pela reforma litúrgica 1967-1969, em que pesaram suspeitas muito fortes de sua ligação com a maçonaria. Demitido por Paulo VI e como penalidade foi nomeado Pró-Núncio Apostólico no Irã em 1976.


Na época o próprio Paulo VI admiti: "Dada a situação da Igreja hoje, sentimos que por alguma rachadura a fumaça de Satanás penetrou no templo de Deus "(Paulo VI, homilia 29 de junho de 1972). O Papa disse isso como um processo de autodestruição: "A Igreja vive uma hora de ansiedade, autocrítica, pode-se mesmo dizer que em uma autodestruição. É como uma convulsão interna, aguda e complexa, que ninguém teria esperado depois do Concílio". (Paulo VI, 7 de dezembro , a declaração 1968 , citado em " Documentation Catholique " de 5 de janeiro de 1969). Este grito doloroso de Paulo VI é realmente o da Igreja , Corpo de Cristo , vivendo a paixão do Senhor .

Quanto à questão da "morte aparente " da Igreja , seguido por sua ressurreição como o retorno de Cristo, ninguém pode prever quando " Só o Pai sabe” .  Santo Agostinho nos lembra em sua carta a Hesychius, que  não podemos conhecer nada sobre o fim dos tempos (Santo Agostinho mencionou a carta no livro XX, cap. V da Cidade de Deus ) . O bispo de Hipona nota, no entanto:

 Isso não vai acontecer antes que o Evangelho seja pregado a todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Nada poderia ser mais claro do que as palavras do Salvador". Este evangelho deve ser pregado por toda terra, para testemunho de todas as nações, e então virá o fim (Mateus XXIV, 14).

Atualmente, no entanto, os meios modernos de comunicação (internet e televisão via satélite) permitiram a proclamação do Evangelho a todos os povos, mesmo aos muçulmanos, o que era impensável antes. Agora, os homens e as mulheres muçulmanas podem ter um contato direto com o cristianismo, religião mergulha em uma liberdade inexistente na sua cultura de origem, que acompanha e tem acesso a uma gama de informações, fato inconcebível há quarenta anos. Os muçulmanos têm a oportunidade de exercer a sua vontade em matéria de religião e filosofia. Isso resulta em uma nova situação ilustrada pelos seguintes elementos:

- Entrevistado pela Rede Aljazeera em 2007, o Sheikh Ahmad Al Katani (Líbia) disse sobre isso: " Na África , a cada hora, 667 muçulmanos se convertem ao Cristianismo todos os dias. Em um ano, 6.000 mil muçulmanos se convertem ao cristianismo ".

- Com base em um estudo da ONG internacional "Open Doors " O site da Rádio Vaticano, observa que no Irã , o número de muçulmanos que se convertem ao cristianismo explode . Há 40 anos, o número de cristãos, antes muçulmanos, foi estimado em 400. Hoje, existe cerca de 370 mil, esse fenômeno é particularmente prevalente entre as gerações mais jovens. Isso em um país em quinto lugar no índice publicado pela “Open Doors” considerados os mais repressivos contra os cristãos no mundo. Os membros da "Open Doors " acreditam que a ascensão do cristianismo reside no fato de que os iranianos estão se tornando mais conscientes da verdadeira face do Islã através do comportamento dos líderes religiosos.

- O presidente da Open Doors, Carl Moeller , disse , entretanto, que o fenômeno não se limita apenas ao Irã : No Oriente Médio , diz ele, a" igreja invisível " cresce porque  a transição do islamismo para o cristianismo é perigoso, se não impossível nesta região. Homens e mulheres por causa da situação espiritual em que vivem, estão transformando a fé em Jesus Cristo, uma escolha que coloca-los pode ser uma ameaça à vida.

- De acordo com a organização muçulmana " The Mercy " a cada ano de 2 milhões de indonésios deixar o islã para se tornar um cristão. Esta preocupação com esses números elevados a organização decidiu lançar uma campanha de comunicação com uma série de televisão de acesso livre à juventude islâmica.·.
- Nazir Ahmad Hanafi, um parlamentar afegão quer pena de execução segundo a Sharia para os muçulmanos que se convertem ao cristianismo. Ele vê assim uma maneira de parar o rápido crescimento do cristianismo entre os cidadãos afegãos no país e no estrangeiro.

- Em seu livro "Os muçulmanos que se tornam cristãos” a primeira edição esgotou em seis meses) Moh Christopher Bilek fala especificamente em números crescentes de ex-muçulmanos, que, ao sair Islam , viram em Jesus " o Caminho, a Verdade ea Vida . Voltando à questão do tempo do fim, o autor traz à tona um tema que tem sido uma fonte de inspiração para muitos convertidos, e que incomoda muitos muçulmanos : o próprio Islam diz que é Jesus que retorna ao fim dos tempos e não Maomé.

Corretamente Santo Agostinho  observa que " Isso é algo incerto. " A riqueza de mensagens místicas contemporâneas anuncia o retorno de Cristo como muito próximo . As Escrituras dizem assim:

- “Está acontecendo hoje o que foi dito pelo profeta Joel , a saber: Acontecerá nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, o seu filho e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, os vossos anciãos terão sonhos "( At 2, 16-17)

- "O Senhor não faz nada sem revelar seu segredo aos seus servos " (at. 3-7) .

- " Não extingais o Espírito , não menosprezar os dons de profecia , mas examinai tudo o que é bom e guardai-o , guardai-vos de toda espécie de mal. " (1 Tessalonicenses 5: 19-22) .

Por sua vez,  São Tomás de Aquino confirma o envolvimento dos profetas , até o fim dos tempos para direcionar as ações dos homens , para que não evitem se extraviar . É verdade que o exercício do poder discricionário também é difícil, eo privilégio de poucas pessoas . Basta mantermos, portanto, fundamentado no Evangelho sobre o sinal da volta de Cristo: "Quando, pois, virdes estabelecida a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel (9,27), no lugar santo, quem lê entender” (Mt 24,15 ).

No livro de Daniel (Dn 12 , 9-12) "abominação da desolação" está diretamente relacionada com a abolição do " sacrifício diário ", que teve lugar na destruição do templo judeu em Jerusalém. Mas o Antigo Testamento, além do sentido literal e histórico, contém um sentido espiritual é o significado dos mistérios da Nova Lei, por meio das ações dos Patriarcas e Profetas. Para a Nova Lei, a Santa Missa é o sacrifício diário, a oblação pura oferecida ao Senhor em todos os altares. Isto sugere uma possível futura remoção de qualquer referência à renovação do sacrifício cruento de Cristo oferecido sobre o altar da missa, seria "a abominação da desolação de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo”, o padre atuando em nomine (em nome) e in persona (na pessoa ) do Senhor . Se isso fosse feito, a fim de trazer  todas as outras falsas crenças, não haveria dúvida de que a Igreja seria elogiada pelo mundo, mais um sinal confirmando que " a fumaça de Satanás " tem sobrecarregado o templo de Deus . Apesar das tentativas de reconciliação com os protestantes, e algumas ambigüidades modernistas da presença realeo significado da transubstanciação, ainda não houve alteração material da Eucaristia, centro da fé católica, o que resultaria mudança na estrutura da Missa e dos sacramentos.

Diretamente ligado ao comentário de Santo Agostinho nos versos 24, 29-30 (Mateus), nossas sociedades ocidentais são outro sinal: a descristianização perturbadora associada com o aumento da cristianofobia. Baseado em uma pesquisa do IFOP, a critério da prática religiosa, o instituto conclui que o Islã já se tornou a primeira religião na França. Em 2020-2030 Bruxelas deve ter uma maioria muçulmana. No entanto, a conversão de muçulmanos ao cristianismo (discutido muito pouco) é mais numerosa. Tudo se passa como se as nossa sociedade ocidental apóstata , rejeitou a mensagem de Nosso Senhor do mesmo modo que os escribas e fariseus:

“... Mestre, queremos ver um sinal de ti mas ele, respondendo, disse-lhes . Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado nenhum sinal, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites , o filho do homem passará três dias e três noites no seio da terra . Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração ea condenará, porque se arrependeram com a pregação de Jonas , e eis um maior que Jonas está aqui. "(Mateus 12 , 38-40 ) .

Este texto refere-se à exigência de que Deus deu a Seu profeta Jonas para ir a Nínive ( inimigos do povo judeu ) para proclamar a Sua Palavra aos gentios. Ao receber esta palavra, eles se arrependeram , fizeram penitência, escapando, assim, a ira de Deus.

Além do sentido literal e histórico, a Bíblia contém um sentido espiritual, relacionado a diferentes fases da história com o mesmo ensinamento profético a repetir. De fato, o sinal de Jonas , é agora dado de volta para as sociedades ocidentais apóstatas , mas , em sua cegueira , eles não percebem. Este é o início deste inesperado impulso de conversões dos muçulmanos ao cristianismo, como foi para a conversão dos gentios, na bacia do Mediterrâneo a partir do primeiro século. A Europa parece estar se movendo em direção a uma maioria muçulmana, estimada por alguns num horizonte de quarenta a cinqüenta anos, através de dados demográficos nota-se a  alta da imigração. Tal prognóstico ignora o fato de que os apóstatas europeus serão gradualmente substituídos por novos convertidos, verdadeiros discípulos de Jesus, o que Ele disse: "Quem de vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo "(Lucas XIV -33). Na verdade, com a conversão, devemos renunciar muita coisa: o seu passado, sua família, amigos, comunidade, segurança física, ou seja, que a grande maioria dos cristãos europeus não estão prontos. Esses novos cristãos têm a fé e a coragem dos primeiros cristãos.

" É sempre no meio mais fraco e insignificante aos olhos do mundo (no sentido joanino) que o Senhor manifesta sua onipotência . Há dois mil anos os discípulos de Jesus foram o primeiro exemplo . Eram o "sal da terra" , este pouco, esta pequena pitada, que , em seguida, deu o gosto , o sabor de tudo, isto é , a toda a humanidade.


Original: Nortredame de kabylie

Um comentário:

  1. Tudo se dará como Deus quiser!
    É necessidade nossa, manter-nos alertas, em oração, entregar-nos a Ele de corpo e alma, cremos no Esanto Evangelho, obedecendo Deus mandamentos, praticando a caridade e aguardarmos Sua vinda gloriosa!

    ResponderExcluir