sexta-feira, 23 de março de 2018

Todos os crentes rezam ao mesmo Deus?





O homem pode conhecer a existência de Deus e algumas de suas propriedades pelo mero uso da razão. Ao longo da história, o homem usou diferentes maneiras de alcançá-la; Agora, o grau e perfeição do conhecimento que eles passaram a ter de seu Criador não era o mesmo em todas as culturas. É por isso que Deus, movido pela sua bondade para com o homem, revelou-se, assim, desse modo poderíamos conhecê-Lo e amá-Lo melhor.
Se classificarmos os homens de acordo com seu relacionamento com Deus e simplificarmos muito, os dividiremos nos seguintes grupos:

  • ·        Há homens que rejeitam a existência de Deus; Estes são os ateus. Embora hoje aqueles que se confessam como ateus são mais ateus práticos do que teóricos; isto é, aqueles que eliminam Deus de suas vidas porque não querem que seja parte delas. Uma questão separada seria o caso do budismo. O budismo não é propriamente uma religião, mas uma filosofia e ética. Para o budista, não faz sentido perguntar sobre a existência de Deus.


  • ·         Há homens, especialmente em culturas mais antigas e menos desenvolvidas que a partir dos pontos de vista filosóficos e religiosos, eles descobrem a existência de seres supremos que são chamados de “deuses”; atribuindo a cada um propriedades ou faculdades diferentes de acordo com a área humana em que vão intervir. Isso aconteceu principalmente nas culturas grega e romana; embora também o vejamos em culturas egípcias, hebraicas pré-abramíticas, mesopotâmicas, japonesas (xintoísmos) ...

  • ·         Há outros que, valendo-se de diferentes religiões e culturas, passam a conhecer a existência de um único Ser supremo; mas quando um começa a aprofundar um pouco em suas crenças, ele descobre que o Ser Supremo não é o mesmo em todas as religiões monoteístas. Ou seja: islamismo, judaísmo e cristianismo.



Das fileiras católicas e por razões um tanto obscuras, somos levados a acreditar que todas as religiões monoteístas adoram o mesmo Deus, o que é totalmente falso. Poderíamos dizer que atribuímos a este Ser supremo algumas propriedades comuns, mas quando nos aprofundamos no conhecimento de cada uma das religiões, vemos que as diferenças são mais marcantes do que as semelhanças. Este “deus” que procuram introduzir-se como supremo e comum  a todas as religiões, ao invés do Deus da Bíblia seria o Grande Arquiteto pregado pela Maçonaria, ao qual foi-lhe roubado valores sobrenaturais como ensina a teologia católica .


Fazendo uma comparação seria  como dizer que é a mesma coisa ter um Ford Focus e uma Ferrari; todos eles têm quatro rodas, um volante e um motor. Se todos são iguais, digamos ao dono da Ferrari que  a troque pelo nosso Ford Focus para ver o que ele nos diz.

Também é curioso ver que os mais interessados ​​em dizer que todas as religiões adoram o mesmo Deus são aqueles que professam nas fileiras do catolicismo, a única religião verdadeira; e, portanto, aqueles que mais teriam que defender a autenticidade de sua religião. Se perguntarmos a muçulmanos ou judeus se todos nós adorarmos o mesmo Deus, eles rapidamente nos dirão que NÃO. Para um judeu, os muçulmanos não são salvos porque são infiéis que abandonaram Yahweh; e os cristãos são politeístas e idólatras porque temos três deuses. E se perguntarmos a um muçulmano, tanto judeus como cristãos são infiéis porque rejeitam Alá como o único Deus e Maomé como seu profeta.

João Paulo II beijando o Corão 



















Algumas diferenças entre o cristianismo e o Islã


Para o Islã, de acordo com Manuel Guerra nos diz em seu livro “História das religiões” 1 Maomé veio a conceber a existência de Alá como Deus único após haver eliminado do povo todos os outros deuses coabitavam com Alá. Alá era o deus lua, um dos muitos deuses pagãos adorados na Arábia (daí os muçulmanos têm a lua como o símbolo principal e seguem o calendário lunar). Maomé não foi o primeiro a adorar a Alá, de fato Alá era adorado pelo avô e pai de Maomé, mas não o consideravam como “o único Deus”, mas era um entre centenas de deuses que os árabes tinham até então. Quando Maomé decidiu servir somente a Alá, ele se livrou dos outros deuses e elevou Alá ao grau de “único Deus”. Alá é para o Islã um Deus supremo, com certas propriedades semelhantes ao Deus cristão, mas com outros que fazem dele um Deus diferente.

Tanto a Bíblia como o Corão descrevem a Deus Supremo com atributos semelhantes: Deus é o começo e o fim (Is 41: 4; Sura 57: 3), Todo-poderoso (Jr 32:27; Sura 2: 142-3), Onisciente (Salmo 147: 5, Sura 13: 9, 6:59) e Criador (Gênesis 1, Sura 16: 3-12). Apesar dessas semelhanças na fé em um Deus, cristãos e muçulmanos discordam sobre a natureza de Deus. Existem diferenças teológicas essenciais. A saber: O relacionamento pessoal com Deus, a santidade de Deus, a natureza do amor de Deus e a Trindade.

1.- Para os cristãos, o crente mantém um relacionamento pessoal com Deus. O nome “Yahweh” é em si uma revelação pessoal do nome de Deus que foi dado a Moisés e que se encontra em Ex 3:14: “Eu sou quem eu sou”. Este nome destaca sua natureza eterna, sua auto-suficiência e imutabilidade de Deus. O nome de Yahweh vem do verbo “ser”. Portanto, o nome de Yahweh afirma que Deus está presente com seu povo e está envolvido na vida dos humanos.

Em contraste com os muçulmanos, o crente não mantém um relacionamento pessoal com Alá, pois Alá está longe de ser homem, não é possível ter um relacionamento pessoal com ele. O Deus do Islã é um Deus distante que não interage diretamente com suas criaturas. É um Deus que predeterminou todas as facetas da vida de cada pessoa. Tanto a bondade de um homem bom quanto a maldade de um assassino foram ordenadas por Alá. Tanto aquele que ajuda uma mulher idosa a atravessar a rua quanto aquele que estupra uma garotinha estão fazendo a vontade de Alá.

2.- Em segundo lugar, cristãos e muçulmanos têm diferenças em relação à santidade de Deus. Santidade é o atributo mais usado para o Senhor na Bíblia. O Senhor é santo. O propósito que Ele tem para o seu povo é ser eticamente santo (Lv 11:44). A santidade aplica-se a Yahweh em duas dimensões: transcendência (sua separação da criação) e sua separação moral do mal. A santidade de Yahweh serve de base para a provisão do perdão e da redenção em Cristo. A santidade é o centro da redenção bíblica. A teologia cristã não separa a atividade redentora de Yahweh e sua santidade. O Deus dos cristãos mantém sua santidade moral ao julgar o pecado através do sacrifício de Cristo.

Em contraste, o Corão tem apenas dois ayas (versos) que definem a santidade de Alá. Alá perdoa por sua vontade arbitrária. No Islã, o perdão carece de princípios morais. As pessoas entram no paraíso sem que seus pecados sejam expiados. Não há relação entre santidade e perdão.

3.- Um terceiro aspecto em que cristãos e muçulmanos discordam é o de compreender a natureza do amor do Ser Supremo. O amor de Yahweh é incondicional. Não há nada que possa nos separar do amor de Deus. Além disso, embora os humanos estivessem em uma situação de inimizade com Yahweh, Deus demonstrou seu amor através da morte de Cristo (Rm 5: 8-11). A eternidade do amor em Deus é concebida nos laços de amor que existem entre o Pai e o Filho antes mesmo da criação (Jo 17.24).

Pelo contrário, o amor de Alá é condicional e limitado. O indivíduo deve fazer o bem antes de receber o amor de Alá, o amor de Deus será a salvação daqueles que acreditam e fazem o que é certo (Sura 19:96). Alá ama aqueles que lutam em sua causa (Sura 61; 4). O Corão lista vários tipos de pessoas que Alá não ama: aqueles que não acreditam Nele, os ingratos, aqueles que não seguem seus mandamentos e os pródigos. O amor de Alá é temporário e não é um atributo de Deus.

4.- A Trindade é a característica primordial que os cristãos fazem de Javé. Em contraste com o Islã, a Trindade é uma aberração e um pecado que não tem perdão e, com base na Sura 5:77, condena os cristãos ao fogo eterno.

Através do mistério da Santíssima Trindade, os cristãos acreditam na existência de um só Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Islã tem um equívoco sobre o que os cristãos entendem por esse mistério. Eles acreditam que a Trindade para o cristão é: Deus, Jesus Cristo e a Virgem Maria. Para eles, Jesus Cristo é um profeta, mas não o Filho de Deus.

Então, concluindo: muçulmanos e cristãos adoram o mesmo Deus? Não. O Islã ensina que atribuir a Jesus à divindade é o pior dos pecados. Além disso, a desconexão de Deus com sua santidade e o amor temporal de Deus e condicional indicam que o próprio Deus não está sendo adorado. Também é muito lamentável que o indivíduo não pode ter um relacionamento pessoal com Deus. Os muçulmanos não pode chamar Deus como Pai e o Islã condena, e muitas vezes com extrema violência, os ensinamentos básicos do cristianismo como a encarnação do Filho de Deus e Sua graça redentora.

Yahweh e Alá são nomes para o Supremo Deus, mas as propriedades de ambos são diferentes, então pode-se dizer que cristãos e muçulmanos não adoram o mesmo Deus.


Algumas diferenças entre o cristianismo e o judaísmo


Concentrando-nos apenas nas diferenças entre o Deus judeu e o Deus cristão, diremos que eles basicamente residem na rejeição dos judeus a Jesus Cristo e na revelação do Novo Testamento.

Para um judeu, Yahweh é o único Deus a ser adorado. Os judeus acusam os cristãos de politeístas e idólatras, porque atentamos contra o monoteísmo aceitando em Deus três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Todo judeu rejeita a Trindade em Deus, e reduz a fé ao Senhor Mosaico ( “Deus é o que é”), ignorando a Deus Trino e a revelação do Novo Testamento que nos diz que “Deus é amor” (1 Jo 4: 7-9). É por isso que se perguntarmos a um judeu se o seu Deus e o nosso são iguais, ele rapidamente nos dirá não.

O Deus cristão é também o Yahweh do Antigo Testamento, mas ao lado deste Deus que comumente descobrimos no Antigo Testamento, nós cristãos adicionamos toda a revelação que o próprio Jesus nos trouxe. É por isso que o Deus cristão é muito mais rico em atributos. Além disso, usando as mesmas palavras de Jesus Cristo, negar a Cristo também implica negar o Pai; por isso, não se pode dizer que o Deus judeu é o mesmo que o Deus cristão, uma vez que os judeus negam uma verdade essencial em Deus: a Trindade.

No Antigo Testamento, os hebreus não podiam ser acusados ​​de não reconhecer a Trindade em Deus, uma vez que ainda não havia sido revelado; mas desde que Jesus Cristo revelou o mistério da Santíssima Trindade, negar esse mistério também implica negar a Deus.
Embora esta conclusão possa parecer um tanto exagerado, vamos examinar as palavras que o próprio Jesus nos disse sobre ele: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6), ou “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30) O próprio Jesus nos diz o que vai acontecer com os que o rejeitam, “Aquele que não crê em mim, já está julgado (condenado), porque ele não crê no Nome do Filho Único de Deus” (Jo 3:18). “Quem me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está no céu” (Mt 10:33). “Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho também tem o Pai”(1 Jo 2: 22-23).


Fonte: Adelante la Fé - ¿Rezamos todos los creyentes al mismo Dios?


Nenhum comentário:

Postar um comentário