terça-feira, 11 de dezembro de 2018

" Por tanto, Ele é Rei! "





"Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10:10), Jesus disse claramente. Esta vinda do Senhor Jesus não indica apenas a finalidade do seu ministério, mas supõe a vinda ao mundo de Alguém que está acima e é anterior ao mundo. Da missão de Jesus, penetramos melhor no mistério da sua adorável Pessoa. Para conhecê-lo melhor, é necessário conhecer melhor sua origem.

Sem dúvida, Ele assumiu uma natureza humana, mas isso não diminui sua dignidade divina. Quando diz que deve tudo ao Pai, ele simplesmente reconhece a paternidade de Deus, à qual está consubstancialmente unido ao Espírito Santo, desde toda a eternidade.


"Jesus é Deus"


Definir o que é o Senhor Jesus, tentar conhecê-lo melhor, aprofundar as suas relações com o Pai na Trindade, a missão eterna e sua missão no tempo, faz parte da nossa vida, podemos dizer de forma dramática: porque o que está em jogo no mundo atual em que vivemos é verdadeiramente a divindade de Jesus. Se Jesus é Deus, então Ele é o Senhor e o Rei de todas as coisas, das pessoas, das famílias, da sociedade, de todas as realidades que existem.

Se não estamos convencidos da divindade de Jesus, não possuímos  força para manter a fé n'Ele, Deus, Senhor e único Rei, diante da interferência do secularismo, nome moderno de ateísmo e falsas religiões, para a qual Jesus  não é rei, ele não é afirmado como Deus com todas as consequências que isso acarreta para a moralidade geral, moralidade do indivíduo, das famílias, do Estado.

A causa da ambígua liberdade religiosa, como é frequentemente afirmada hoje, que coloca todas as religiões no mesmo plano e concede os mesmos direitos à Verdade e ao erro, Jesus não é mais considerado a única Verdade e Ele que é a Fonte da Verdade.

"Somos pluralistas" (ou ecumênicos), diz-se hoje. O que significa "pluralismo"? Muitas vezes significa que Jesus é admitido, mas não reconhecido que ele é o único Deus, que há algo diferente no mesmo nível que Jesus: todas as opiniões, todas as "religiões" são colocadas no mesmo plano. Assim, os católicos que vivem entre os ateus ou entre os muçulmanos, ou entre os protestantes, que, pensando como a maioria hoje pensa, admitem o ateísmo, protestantismo, islamismo como, realidades  válidas: Aqui o relativismo, o indiferentismo que caracteriza a maioria hoje.

Esses católicos hoje perderam o sentido da realeza de Jesus, a realeza espiritual e social, e assim acabaram perdendo o sentido da divindade de Jesus. É uma falta de fé muito séria, porque torna muito fácil para muitos afastar-se da Igreja, não mais praticar a fé e sua vida  torna-se moralmente deplorável.

Essa ideia de liberdade - que é a licença e não a verdadeira liberdade - logo chega para envenená-los e corromper a Verdade. E esta verdade é o próprio Jesus, o Filho de Deus feito homem, o único Senhor, o único Salvador, o único Rei da humanidade e do mundo. Se tudo isso não for afirmado, não há mais uma lei, não há mais moralidade, e a decadência da civilização como temos testemunhado isso há décadas.



"Jesus é Rei"


O número de divórcios, de famílias destruídas, está aumentando, à medida que o número de coabitação aumenta junto com a depressão e infelicidade inimaginável até poucos anos atrás. Depois que esse relativismo - a negação de Jesus, o único Deus e único Rei - se espalhou em nossos países, estamos enfrentando uma decadência pior do que um terremoto devastador: depois do divórcio, da contracepção, do "amor livre", "as uniões civis "entre homens com homens e mulheres com mulheres, a eutanásia, o colapso de tudo, ao ponto de as crianças matarem seus pais e pais matarem seus filhos.

Então, é necessário refletir, pensar, convencer-se de que é necessário, indispensável que Cristo reine, não apenas sobre os indivíduos, na privacidade das consciências, nas decisões privadas, mas em toda a realidade: na família, na escola, na cultura, na justiça, medicina, trabalho, relações civis e sociais, na política: tudo foi desejado por Deus, "n’Ele e para Ele", Jesus, seu Filho e nosso Rei; tudo encontra sua solução somente n’Ele.
Amigos, se ouvirmos dizer: essa pessoa pensa diferente da minha, tem uma religião diferente da minha, é livre. Não, isso não é verdade. Em vez disso, devemos dizer: "Sinto muito, mas você está errado, você não está na Verdade. Um dia, você será julgado pela sua vida. Claro, assim mesmo. Você deve se converter. Não é suficiente que procuremos valores comuns. Jesus começou sua missão dizendo a todos: "Arrependam-se e creiam no Evangelho" (Mc 1,15). "

Jesus deve reinar não só em nossa casa, mas fora de nossa casa, em toda a sociedade. Tudo pertence a ele. Toda a humanidade será julgada por Ele. Nenhum homem, de nenhuma religião, pode fingir que não será julgado por Ele. O próprio Jesus disse: "Deus Pai pôs todo o julgamento em minhas mãos" (Jo 5,22). Porque Ele procede do Pai, ele é a Palavra do Pai, ele tem o direito e o poder sobre todos os homens e sobre todas as realidades humanas. Nós devemos estar convencidos disso!

Alguém dirá que somos intolerantes assim. Intentemos entender: toleramos o erro que não pode ser mudado de hoje para amanhã, mas a Verdade, Cristo, a única Verdade, não pode tolerar o erro. Pelo fato de ser a Verdade, ela expele o erro como a Luz expulsa as trevas. Nós não podemos fazer nada. A verdade não tolera o erro e o bem não tolera o mal.

Isso não significa que, na prática, você não possa tolerar o que é impossível mudar, para aqueles que não se permitem ser convertidos. Mas devemos agir e não estar em paz até que não haja erro nem trevas, nem vícios, nem nada fora de Jesus. E tudo isso trabalhando, sofrendo, orando, agindo de todas as maneiras, para trazer Jesus a todo homem, toda realidade, todo o mundo.

Nisto se encontra e se mantem o espírito de apostolado, o espírito missionário da Igreja, de todo católico verdadeiramente apaixonado por Jesus, de Jesus na sua integridade, Homem-Deus, único Salvador, único Rei. Caso contrário, estamos fora do plano de Deus, que quer "omnia instaurare in Christo" (Ef 1: 10), para restaurar em Jesus todas as coisas, as da terra e as do céu.

Nunca como hoje é certo e deve ser refletido, como o padre De Condren escreveu, que "é necessário dar à luz e crescer em nossas almas o verdadeiro espírito da religião, que não pode suportar que há algo fora de Jesus Cristo, que só pode estar em paz quando tudo é devolvido a Ele ". Oportet Jesum regnare (1 Cor 15, 25). Jesus deve reinar.



Fonte: Sí Sí No No - “… Dunque è il Re!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário