quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Sagrada Escritura e Sagrada Tradição, fundamentos da Fé Católica







Isso decorre necessariamente pera se ter uma visão adequada da Igreja como um corpo divinamente constituído, em quem a manutenção do depósito da fé foi confiado:



 Council-of-Trent

(1) Novo Testamento

Cristo não deu aos discípulos  comando para escrever, mas para ensinar: "vai, portanto, ensinai todas as nações,. . . ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho ordenado "(Mat., XXVIII, 19-20). "Como o Pai me enviou, eu também vos envio" (Jo, xx, 21). E de acordo com isso, a Igreja está em todos os lugares que nos é apresentado como uma viva e eterna sociedade composta dos professores e alunos. Cristo está na Igreja, e é Sua cabeça; e ele prometeu que o Espírito Santo deve  sempre  permanecer nela. "Ele vos ensinará todas as coisas e os fará lembrar tudo o que eu tenho dito" (João XIV, 26). Daí São Paulo chama a Igreja "a coluna e sustentáculo da verdade" (I Tim, III, 15;. Marcos, XVI, 16; Rom., X, 17; Atos, XV, 28).


(2) Tradição
  
A sã Doutrina aparece nos escritos dos Padres de todas as épocas; assim Santo Inácio adverte "Guardai-vos do hereges. Você será capaz de fazer isso se você não estiver inflado de orgulho, e (por isso) separado de (nosso) Deus, Jesus Cristo,  do bispo e dos preceitos dos Apóstolos. Ele que está dentro dos altares é limpo, Aquele que está fora do altar  não está limpo; Ou seja, aquele que age  sem os bispos, o corpo sacerdotal e os diáconos, não está limpo em consciência". E Santo Irineu ( Adversos Hereges, III, ii) diz dos hereges, que, "não é um deles, mas não sentem vergonha em pregar por si mesmo, e, assim, depravar a Regra de Fé"; e novamente (III, iv), " Não é direito buscar em outros a Verdade que é fácil de obter a partir da Igreja desde os Apóstolos que serviram como um tesouro rico de tudo que pertence à verdade para que todo aquele que deseja beber da água da vida". Um pouco mais adiante, ele fala (V, xx) da "pregação verdadeira da Igreja, que fala  ao mundo inteiro um único e mesmo Caminho da Salvação". Tais testemunhos são incontáveis; no tratado de Tertuliano Contra Marcião, e em seu "The praescriptionibus Haereticoum", e o famoso "Commonitorium" de São Vincent de Lérins. Na verdade são conhecidas as palavras de Santo Agostinho que podem servir como uma síntese do ensinamento patrístico sobre a autoridade da Igreja. "Eu não acreditaria nos Evangelhos, a menos que a autoridade da Igreja Católica me levasse a isso" (Contra Ep. Fund., V). Deve-se notar que os Padres, especialmente Tertuliano e Santo Irineu, use o termo tradição não como meramente passiva, mas como ensino Divino oralmente concedido no sentido ativo da interpretação eclesiástica. E este é, sem dúvida, o significado de que São Paulo diz a Timóteo para defender "da mesma forma as palavras que ouviste de mim" (II Tim., I, 13). É neste sentido que as várias fórmulas de fé de que  temos a mais antiga amostra em I Cor. XV, 3-4, tornou-se regra de fé ". 

Nosso problema hoje é que o próprio papa, e alguns da hierarquia da Igreja, está jogando fora a tradição católica e ensinamentos bíblicos para acomodar os conceitos mundanos imorais, como dar a Sagrada Comunhão aos casais divorciados e recasados.

Que possamos aprender a nossa fé católica e estudar a Bíblia Sagrada. Esta é a nossa fundada em Jesus e no depósito da fé transmitida pelos Apóstolos, chamada tradição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário