sábado, 22 de agosto de 2015

A Nova Lei estava contida na Antiga como a árvore está contida na semente


(Suma Teologica., I-II, q. 107, a. 3) Uma coisa pode estar contida na outra de duas maneiras:  como um corpo está em um lugar; ou de uma forma virtual, como o efeito está contido em sua causa ou como a perfeição está contida em uma coisa imperfeita (a semente contém a árvore). Agora, a Lei Nova está contida na Antiga como uma coisa perfeita na imperfeita. É por isso que São João Crisóstomo diz que "a terra produz primeiro a erva (a lei natural); em seguida, as espigas (Lei de Moisés) depois, o grão perfeito (o Evangelho) "(Em Mc., IV, 28). Portanto, a Nova Lei está contida na Antiga como os grãos na espiga. Todos os dogmas que o Novo Testamento propõe para crer em termos claros e explícitos são ensinados no Antigo Testamento de forma  implícita e figural. Também do ponto de vista dogmático a Lei do Novo Testamento está contida virtualmente no Antigo Testamento.


A Lei Antiga era mais pesada pelo número de preceitos externo, mas a Lei Nova, por também atingir o interior, é mais difícil para aqueles que não amam, mas é luz para os justos

(Suma Teológica., I-II, q. 107, a. 4) São Tomás observa que, em ações virtuosas, existem dois tipos de dificuldades. O primeiro deriva das obras externas, que em si mesmas têm uma certa dificuldade e peso. E quanto a isto, a Lei do AntigoTestamento é muito mais pesada do que o novo, porque, força  um número maior de atos externos pela complexidade das cerimônias.




O segundo tipo de dificuldade de boas ações é derivado das disposições interiores com as quais devem serem realizadas. Quanto a isto os preceitos da Nova Lei são mais difíceis do que os dos da Antiga Lei, porque na Nova Lei são expressamente proibidas antes mesmo dos movimentos da alma, que não foram expressamente proibidas na Antiga, embora em alguns casos, também foram proibidos os movimentos internos.


Agora fazer isso sem o hábito da virtude que nos faz agir bem com presteza, facilidade e prazer é algo muito difícil. É por isso que os mandamentos não são pesados ​​para o virtuoso, mas são difíceis para aqueles que não possuem o hábito da virtude. Na verdade, podemos ler: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos "(Mateus, XI, 28). E Santo Hilario diz: "Ele [Cristo] chama  aqueles que estão cansados ​​e sobrecarregados dos pecados do mundo "(Em Mateus, Cap. XI) e aplica a lei evangélica com as palavras que se seguem: "Meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Portanto, a Nova Lei é em si mais leve do que a Antiga.


CONCLUSÃO

Jesus Cristo pregou a Judeus com destemor

(Suma Teologica., III, q. 42, a. 2) O Profeta havia predito que o Cristo teria sido para as duas casas de Israel uma pedra de tropeço e ecândalo (Is., VIII, 14). Agora, quanto a salvação do povo, esta deve ser preferida à paz de qualquer indivíduo ou família particular quando há homens que por sua malícia impedem a salvação da multidão, aquele que prega pela salvação do povo não deve ter medo de ofender.


Os escribas e fariseus eram um grande obstáculo para a salvação das pessoas, ou porque eram inimigos da doutrina de Cristo, que era o único salvador, ou porque corrompiam a vida das pessoas com o seus costumes desregrados. Portanto, o Senhor, sem medo de ofendê-los, ensinava ao públicamente a verdade que eles odiavam, e lhes repreendiam por seus vícios. Nós, também, por isso, se queremos realmente o bem dos judeus incrédulos, devemos pregar a verdade  como Jesus Cristo pregou e como a Igreja - por meio de seus doutores- propõe a crer.


São Gregório diz que “Se o escândalo vem da verdade, devemos suportar o escândalo, em vez de abandonar a verdade”.


Depois de estudar esses dois Tratados (a Lei Antigo e a Nova Lei) da Suma Teológica não podemos deixar de exclamar com Leão XIII: "todos os artigos da Suma Teológica é um milagre."


Que essas verdades da Tradição Católica expostas com tanta luz e precisão pelo Doutor  Angélico, possam iluminar aqueles que ainda insistem em não reconhecer o Cristo e nos encorajar para estudar e tratar o problema judeu à luz da teologia, sem a falsa prudência da carne, o que dilui a verdade ou a rejeita, como foi o caso no concílio e pós-concílio.


EPIFANIA


Unidos sejam abençoados só n’Ele

Na Caldéia e, especificamente  na  cidade de Ur, Abraão, cerca de dois mil anos antes de Jesus recebeu este misterioso chamado de Deus: "Partes de sua terra e de sua parentela e da casa de teu pai e vai 'para a terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei. Em ti serão benditas todas as as nações da terra "(Gn 12, 1-3).


Abraão deixou tudo e foi - sem saber para onde ia –  para a terra que um dia
seria a pátria de Jesus, o país de Canaã, a Palestina. Ele tinha que da vida a um povo novo, o qual não houve outro: Israel. Ele era velho e não tinha filhos. Mas o seu povo formou-se após a prodigiosa circuncisão de Isaac seria preservado e transmitiria ao  mundo precipitado na idolatria, a revelação do Deus único e a espera do Messias Redentor.

 

"Ide por todo o mundo"

Israel guardou por milênios a promessa feita a Abraão: "Em ti todas as nações da terra serão benditas”. Eles passaram mais de dois mil anos e, na mesma terra, se levantou para falar um outro homem que era um obscuro pescador da Galiléia, mas que agora  tinha o comando do novo Povo de Deus, do "Novo Israel": "Vós sois os herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os vossos pais, dizendo a Abraão: - Na sua descedência será abençoada todas as nações da terra"(Atos 3: 25). Quem falou assim foi Pedro, o primeiro dos Apóstolos, o chefe da nova comunidade, a A Igreja de Jesus.

Para ele, não havia mistério na antiga profecia de Deus a Abraão. A "descendência de Abraão" era Jesus: todas as nações da Terra seriam abençoadas n’Ele, ou seja, redimida por Ele. Mas era essencial e urgente evangelizar aquelas nações. Para eles era necessário dar adeus à terra de seus pais assim como fez Abraão.

Jesus, o Deus-Homem, antes de ascender ao Pai,ordenou peremptoriamente: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc. 16,15). Jesus não disse: "Vá interagir, fazer  acordo sobre os valores comum ", mas sim," Ide e fazei discípulos meus em todas as nações. Quem não crer será condenado"(Mc. 16: 16).


O perigo do "judeo-cristianismo"

Seria bem sucedido o cristianismo se confiado às forças do "resto de Israel", aqueles poucos judeus que tinham acreditado pela primeira vez no Rabbi crucificado e ressuscitado, a destacar-se de sua mentalidade judaica de que seu passado tão sagrado e querido para cada uma deles, era só passado? Foi uma prova dolorosíssima, mas o Cristianismo teve sucesso. Pouco depois do Pentecostes, quando o Espírito Santo já tinha levado à Verdade tudo o ensinado por Jesus, os Apóstolos viraram as costas para a fechada comunidade judaica e se abriram ao
mundo dos "gentios" e pagãos.


Os Apóstolos não eram caipiras, mas apenas homens simples e de inteligência viva, animada pelo Espírito Santo foram poderosamente ajudados por Jesus no esforço para mudar a mentalidade e tinham consciência do que estava por vir. Pedro foi ensinado por uma visão, a aceitar na Igreja o primeiro pagão. O centurião Cornélio, comandante da "itálica", cujos homens foram recrutados na Itália. Ao entrar Pedro diz aos gentios reunidos na casa de Cornélio: "Vocês sabem que é ilegal para um judeu  se juntar ou se aproximar de um estranho, mas Deus me ensinou (na visão)para não chamar profano ou impuro nenhum homem "(Atos 10, 28) e sabendo que também ao centurião romano tinha sido dirigida aquela visão celestial, ele disse: "Estou convencido de que Deus não faz distinção de pessoas, mas todas as nações que O teme e opera a justiça, são agradáveis a Ele. Ele enviou o Sua palavra para o povo de Israel, anunciando a paz por meio de Jesus Cristo, o Senhor de todos os homens "(Atos 10, 34-35).


Pedro ainda estava falando quando o Espírito Santo veio sobre todos os ouvintes.
Então, todos os convertidos do judaísmo que tinham vindo com Pedro espantado que o dom do Espírito Santo tinha sido derramado também sobre os gentios. Pedro: “Alguém pode negar a água do batismo para aqueles que receberam o Espírito Santo como nós?”(Atos capítulos 10 e 11 devem ser lidos na íntegra).

Ele, o bom Pedro, não podia  se opor à vontade manifesta de Deus, mas os cristãos  vindo do  Ebraísmo e que não estavam com ele na casa de Cornélio não conseguiam suportar, como se Pedro tivesse negado a fé do Pai e dos Profetas, e quando ele subiu para Jerusalém, criticavam-no e ele tinha que justificar-se. Eles queriam que os cristãos que vinham do paganismo aceitasse as prescrições mosaicas, alguns deles quais foram  ridículos e repugnantes para os homens e mulheres que cresceram na Grécia e Roma. O judeo-cristão teriam paralisado o ímpeto do Cristianismo nascente, se Pedro tivesse ficado parado.


Todos os gentios e judeus, salvos pela fé em Jesus

O problema foi resolvido, a pedido de Paulo e Barnabé, no Concílio de Jerusalém (50 d. C.), quando Pedro exerceu sua autoridade de cabeça dizendo aos “judaizantes” que vinham da Judéia, tinham que ensinar aos convertidos gentios  de Antioquia: "se não virerem circuncidados segundo o costume de Moisés não poderão se salvar”: “Irmãos - Aqui é Pedro que, pela primeira vez fala como Papa - vocês sabem que desde os primeiros dias Deus escolheu entre nós a minha boca para que os pagãos ouvissem o Evangelho e viessem à fé ... Por que então agora tentar [desafiar] com Deus impondo sobre os pescoços destes cristãos um jugo que nem nossos pais nem nós poderíamos carregar? Nós também seremos salvos pela graça do Senhor Jesus, e não de forma diferentes deles”(Atos 15: 7-11).


Franco como sempre e ainda mais animado pelo Espírito Santo, Pedro tinha falado claramente, sem diplomacia ou falsidade, como tinha feito ao homem do Sumo Sacerdote, e disse que não conhecia Jesus (Jo. 18: 17-18). Agora, para Pedro só havia Jesus, só Jesus para proclamar e amar.


Jesus, no entanto, tinha intervindo para auxiliar a Pedro em favor dos "povos" do mundo pagão, a fim de convertê-los a Ele. Um verdadeiro Senhor da história, ele interveio com elegância e ironia quase divina. Tinha posto os olhos no mais inteligente,
mas também no mais conservador, anti-cristão, fariseu preconceituoso, que estava disponível aos escribas de Jerusalém - Saulo, um nativo de Tarso, na Cilícia - e transformou-o em Paulo o Apóstolo. Com o fogo do amor de Jesus na alma, Paulo em seguida, começou sua incrível aventura em terras pagãs:a terra “Sagrada” para Júpiter, Marte, Vênus, Diana ... e para os Romanos mergulhados também em seus vícios.


Abra um mapa e veja a trajetória de Paulo em suas viagens apostólica para Jerusalém, Antioquia Síria, Chipre, Psidia, Laconia, Panfília, Cilícia, Frígia, Galácia, Macedônia, Ática, Atenas ... Creta, Malta, Syracuse, Reggio Calabria, Pozzuoli, Ápio, Roma, indo como se costuma dizer, embora com breve notas, suas cartas (Rm 15, 24.;
Rom. 15, 19) para a Espanha e Ilíria. Realmente, como vai escrever o Crisóstomo dele, Cotidie surgebat ardentior, diariamente crescia o mais ardente desejo de ganhar
almas para Jesus.


Os ídolos ficaram “de pernas pro ar”, os deuses ficaram impressionados com a expanção de sua voz imponente. Em todos em tudo estava Jesus, o Deus-homem.

Em Roma, mas só depois de vários anos de ação, Pedro e Paulo foram parados por Nero e ambos se tornaram mártir, o que é a maior glória que pode acontecer com um homem na terra: dar sangue por Aquele que derramou por nós o seu Preciosíssimo Sangue. Durante muitos anos eles não queriam outra coisa: morrer e estar com Jesus para sempre.


Mas agora a profecia feita a Abraão há dois mil anos antes de Cristo: “Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra” tinha sido realizada e no passar dos anos, se realizaria ainda mais. A “bênção”, a salvação das nações do mundo, promessa feita a Abraão foi cumprida e realizada na mais bela Flôr, o Homem mais fascinante da sua linhagem, Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, que tinha sido capaz de dizer, desafiando qualquer um de sua raça que não criam nele: “Abraão viu o meu dia e se alegrou”(Jo. 8, 56).

Os inimigos do Nome de Jesus

Cada dor Ele havia sofrido de parte daqueles judeus que se tornaram cristãos e Apóstolos como o Papa, o primeiro Pedro, Paulo de Tarso, e todo o colégio do grupo dos Doze. Salvo uma dor, e o mais trágico: a realização da profecia que Jesus anunciou chorando: a destruição de Jerusalém e a dispersão da nação judaica nas mãos das legiões de Tito. Acontece no ano 70, três anos depois de Pedro e Paulo ter derramado em Roma, seus sangue.

Mas quem foi mobilizado para fazer sofrer, para perseguir até a morte os anunciadores do “santo nome”, Jesus de Nazaré, o Crucificado, o Ressuscitado? Quem foi que acendeu a perseguição para se livrar do Cristianismo? O Sinédrio de Jerusalém, o mesmo que havia condenado Jesus. Nas cidades onde Paulo tinha chegado para levar esse nome, se endereçando primeiro a todos os judeus, foi a Sinagoga a primeira a atacar contra ele como subversivo da lei e até mesmo sob o pretexto de que antes de César,mesmo que eles odiassem, não poderia haver um rei chamado Jesus!


Leia os Atos dos Apóstolos. Leia a história,e ... veremos que em Roma para dirigir-se a mão assassina de Nero contra os seguidores e amigos de mesmo nome, Jesus, foi o ambiente judaico de  Urbe ao qual estava ligado  Popeia, a companheira de Nero. Embora tivesse um imenso amor e saudade do seu povo, para quem ele queria ser anátema” para levá-lo a Cristo, mas Paulo não hesitou em escrever que São inimigos de Deus e de todo gênero humano, aqueles que impedem a pregação do Senhor Jesus(I Ts., 2-15).


Como as coisas estão hoje em dia? Deveria estarem lúcidas. Durante décadas, todo um vasto "movimento" de idéias e ações  afirmam que o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo tem o mesmo Deus, e assim por esta base comum se possa dialogar, esquecendo, com a finalidade de negar Aquele que nos distingue como cristãos e que nos dá a identidade mais verdadeira a partir do nome: Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, o único Salvador do mundo.


Para muitos daqueles que comandam em uma palavra basta, é mais do que suficiente um Deus vago, que se perde no céus, um Espírito Superior além disso sim, mas imanente na história e no homem, o qual já não precisa ser salvo por Jesus Cristo, o Filho único Deus que se fez  homem, que morreu na cruz e ressuscitou. Esse é melhor esquecê-lo, não falar sobre isso, d’ Ele é melhor sentir vergonha, como se dissesse:
talvez que o homem, o homem de hoje, finalmente adulto, ainda precisa do Nazareno pregado no madeiro? Mas o que salva "o que"? É o homem que é digno de confiança e faz  tudo. Então hoje, os herdeiros do poder que conta com reinvidicação e, mais ou menos secretamente, mais ou menos abertamente, já impõem como a Sinagoga que "não se fale mais sobre esse nome ", no Nome de Jesus ,este sendo removido como caminho, não pode ser ressuscitado e vivo para sempre (At 4, 18).


Mas este é precisamente o momento de ser lúcido e forte, nos aproximar mais do que nunca de Jesus, o Cristo, o Deus-Homem, e proclamando como Pedro, Paulo e os Apóstolos da primeira hora: “Nós não fazer podemos ficar quietos. O Nome de Jesus nos lábios e na fronte. Gritaremos a qualquer um, ao pequeno e humilde, e diante do poderoso Sinédrio: Jesus deve reinar” (I Cor. 15, 25). Jesus reina e reinará, porque é o único nome graças ao qual ninguém poderá ser salvo. É por isso que, ainda hoje, e para sempre, Ele, somente n’Ele somos serão abençoadas todas as nações da terra e abrirá ao homem a eternidade feliz.


Fonte: Sisinono - LA LEGGE ANTICA E LA LEGGE EVANGELICA SECONDO IL CONCILIO VATICANO II E SECONDO LA TRADIZIONE CATTOLICA 2a parte


Nenhum comentário:

Postar um comentário