domingo, 17 de dezembro de 2017

O protestantismo não tem santidade



O protestantismo não tem santidade em seus fundadores



Queridos irmãos, o protestantismo não tem santidade. Vejamos seus fundadores, homens de conduta infame e escandalosa. Deus poderia usar homens corrompidos para realizar uma missão tão importante para reformar sua Igreja? A história nos mostra que Lutero era um homem violento, dedicado aos excessos da mesa e profanador dos compromissos mais sagrados. Calvino, um cruel e vingativo impudico. Zwinglio, um libertino, como ele confessa. Henrique VIII, adúltero e licencioso. Você não pode expor, sem ofender o modéstia, os costumes e os sentimentos de Lutero como mostrado em seus escritos (The Religion Demonstrated, P.A. Hillaire).

Esses “reformadores” autorizaram em seus seguidores as coisas mais abomináveis. Lutero não se atreveu a declarar em seus sermões que a poligamia era proibida e ainda chegou a permitir a bigamia ao príncipe Philip de Hesse (1504-1576), um príncipe alemão que prestou seu decidido apoio à Reforma Luterana.



O protestantismo não tem santidade na doutrina moral


Seus princípios conduzem a todos os tipos de pecados que são justificados. Hoje podemos verificar isso. O protestantismo não tem crença universal, nem uma moral obrigatória. Segundo ele, não existe uma regra moral diferente da Sagrada Escritura, que também é a única regra da crença. Cada protestante tem o direito de interpretar a Escritura de acordo com sua razão, o que implica que cada um pode fazer uma moral pessoal. O que hoje se acredita encontrar na Escritura, pode ser que ele não a encontre amanhã, e assim ele mudará seu comportamento, apesar de suas ideias pessoais.

De acordo com os “pais” da Reforma, não é obrigado a praticar o que leio nas Sagradas Escrituras por mais claro que pareça. Afirmam que as boas obras são inúteis e até prejudiciais à salvação; que a fé é suficiente para nos tornar amigos de Deus; esse homem, já justificado diante do Senhor supremo, certamente será salvo, mesmo que cometa algum crime depois; que até é incapaz de pecar, já que ele não tem vontade livre. Lutero e Calvino chegam, na realidade, a negar a vontade livre no homem. Lutero escreveu um livro: Servo arbitrário, que pode ser resumido na seguinte frase: Deus fez  em nós  o bem e o mal e, portanto, nos salva sem mérito de nossa parte, e também nos condena sem evidências falsas ... Tudo o que fazemos , nós o fazemos, não livremente, mas por pura necessidade.

Quanto a Calvino, ele escreve: por razões incompreensíveis, Deus excita o homem a violar suas leis; Essas inspirações impulsionam o coração dos ímpios ao mal; O homem cai porque Deus assim ordenou. Deus, diz Zwinglio, é o primeiro princípio do pecado; O homem cometeu todos os crimes conduzidos por uma necessidade divina.

O protestantismo rejeita todos os meios de santificação: jejum, abstinência, mortificações, conselho do Evangelho, culto da Santísima Virgem, etc. Negar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, eles cegaram a fonte das grandes abnegações e das virtudes heroicas (Christian Curso de Apologética Cristã, P. W. Devivier).


O protestantismo não tem santidade na influência que exerce sobre os costumes


Sem dificuldade, entende-se onde deve conduzir uma doutrina que não diferencia entre um ímpio e um santo. Por que o homem deve ser mortificado? Por que ele não deveria dar espaço livre às suas paixões? Calvino escreve, pouco depois da Reforma, que, entre cem evangélicos, dificilmente se encontra apenas um que se tornou evangélico por outro motivo, pelo pode se entregar mais livremente a todo tipo de voluptuosidades e incontinências. O próprio Lutero logo ficou assustado com o fruto do seu ensinamento: Pouco falta para que nossa Alemanha, depois de ver a luz do Evangelho, pareça possuída pelo demônio ...; o temor de Deus desapareceu; Isto é um dilúvio de todos os vícios (Curso de Apologética Cristã).

Eles tomam o Evangelho por uma doutrina gastronômica que ensina a ficar bêbado e a explodir de tanto comer. Todos veem indiscriminadamente as coisas do mesmo jeito ... Quem entre nós teria começado a pregar, se ele previsse que haveria mais  escândalos e calamidades? Mas já que começamos, não há escolha senão sofrer as consequências. (Obras de Lutero, no Curso da Apologética cristã). Eu concordo ... que minha doutrina levou a escândalos; nem negarei que o novo estado de coisas muitas vezes me faz tremer, especialmente quando a consciência me acusa de perturbar completamente a velha ordem da Igreja, até agora tão tranquila e quieta sob o papado e ter feito nascer, por minhas doutrinas, discórdias e turbulências (Obras de Lutero, no Curso de Apologética Cristã, PW Divivier)

Os exemplos podem ser multiplicados para escândalo, rubor e vergonha de quem os lê. O trabalho de Juan Janssen, A Cultura Alemã Antes e Depois de Lutero traz exemplos mais do que suficientes, provando mais do que suficiente que Deus não estava com aqueles que procuraram reformar a Igreja Católica.

Enquanto os próprios protestantes incorriam em suas próprias repreensões, não menos amargas como  merecidas, os Padres do Concílio de Trento, auxiliados pelo Espírito Santo, remediavam eficazmente, com medidas cheias de sabedoria e restrição, aos abusos que foram introduzidos na disciplina eclesiástica.


Fonte: Adelante La Fé - El protestantismo no tiene santidad

Um comentário: