sábado, 8 de dezembro de 2018

Única Imaculada

Resultado de imagem para imaculada a lua sob os pés

Quando alguém ouve sobre Maria, imaculada, pensa espontaneamente em sua concepção excepcional, enquanto, reconhecendo-a como santa, geralmente se refere à sua vida resplandecente em virtude.


Na verdade, Ela foi imaculada, isto é, livre de toda a mancha do pecado, ao longo de toda a sua vida, e era santa desde o primeiro instante do seu ser, com aquela santidade que é a participação da vida divina, do que virtudes nada mais são do que enfeites e transparências.

A mentalidade contemporânea se recusa a aceitar um pecado não cometido no exercício da liberdade pessoal, mas contraído pela herança recebida pela natureza humana.

No catolicismo, trata-se também de salvar o dogma da imaculada concepção de Maria, sem excluir a possibilidade de reformulá-lo de maneira mais adequada à nova mentalidade

O arcebispo Fulton J. Sheen diz: A Imaculada Conceição de Maria é a maior homenagem do cristianismo à parte confiada às mulheres na redenção.

A Virgem é como toda mulher gostaria de ser quando se olha no espelho da vida. Ela é a mulher com quem todo homem quer se casar; é o ideal latente no sentido de rebeldia que toda mulher experimenta, quando o homem se torna agressivo e  demasiadamente sensual; É o desejo secreto de toda mulher de que a honre e proteja.

Maria é o ideal e o amor, a imagem do que é possível, a Virgem é o ideal de amor que Deus amou mesmo antes de criar o mundo; É a Virgem Imaculada, Mãe de Deus.


I. Pecado Original

Deus criou o homem composto de corpo e alma, carne e espírito, e elevou-o à ordem sobrenatural, isto é, ele também lhe deu a graça santificante pela qual um dia ele poderia desfrutá-lo no céu. Com a graça santificante, as virtudes e dons infundidos do Espírito Santo foram concedidos aos nossos primeiros pais.

O natural para o homem (corpo e alma com suas faculdades) e o sobrenatural (a graça santificante com as virtudes e dons) estavam em perfeita harmonia, graças ao dom da integridade. Ou seja, que o corpo com seus sentidos e a alma com seus poderes e paixões estavam totalmente sujeitos à razão em perfeita coordenação, e não havia aquela luta que pateticamente descreve São Paulo: sinto em meus membros uma luta contra o espírito. E vejo o bem e elogio e não pratico. Eu entendo o mal, o rejeito, mas caio nele.

O que é o pecado original corretamente? O Doutor Mariano responde, Beato Escoto: Na simples falta da graça que deveria ser possuída. Aquele que nasceu de pais pobres, que nunca foi rico, não pode ser dito que caiu de sua posição social: ele é pobre, e não poderia ser de outra forma, por nascimento. O nascido de pais um tempo milionário, pobre é, mas deveria ser um milionário, se não tivesse mal aproveitado a fortuna de seus pais. Este é o caso de todos os homens em relação à justiça original, o primeiro estado para o qual Deus os destinou. Como resultado da falta de graça santificante, o homem perde toda a graça que o acompanhava e que o ligava a Deus.

A serpente derrotou olimpicamente Adão e Eva. O Livro Sagrado declara através da boca de Eva o diálogo entre a primeira mulher e a serpente. Eva, com ingenuidade, revela a ela que Deus é esplêndido com eles; Ele só pediu a eles, entre as atraentes árvores frutíferas do paraíso, para não comerem o fruto da árvore localizada no meio do jardim. A proibição de Yahweh é aterrorizante: não coma dela, nem toque nela, porque se você fizer isso, você morrerá (Gen 3:2).

Esta trágica e profética advertência era suficiente para eles obedecerem à palavra divina. A serpente é esperta e apresenta a Eva um argumento sutil: Deus sabe muito bem que no dia em que comer dela, seus olhos se abrirão para vocês serão como deuses.

Tocou a ambição humana: o primeiro casal tem condições prodigiosas, mas ainda anseia por maior perfeição: ser como Deus. A vaidade faz com que eles esqueçam a ameaça de Yahweh e desobedecem a Deus comendo da única árvore proibida. Deus os pune, expulsando-os do paraíso e anunciando uma série de sofrimentos e tristezas.

A serpente venceu. De agora em diante, será a rainha da humanidade: todas as pessoas nascidas até o final dos séculos carregarão seu selo infernal, como ovelhas marcadas pelo fogo para que seu dono seja conhecido. Podemos contemplar a humanidade: na Índia, no Brasil, nas Filipinas, no México ou em qualquer outro país, e se faz passar por um corredor estreito onde os gerentes carregam no ferro a marca que distinguirá as ovelhas: todas as pessoas que vêm ao mundo  carregam a marca de Satanás, a cujo domínio lhe deu o pecado original.

A serpente venceu no primeiro combate, deixando a humanidade vítima do pecado original com tristes consequências. Mas enquanto a serpente se alegra do seu triunfo, e os primeiros pais saem humilhados do Paraíso vem a promessa: Haverá inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela, ela te pisará a cabeça

Satanás se sente derrotado agora com a advertência de Javé; então, com a realidade da Mulher.

II. Imaculada

Apenas quatro pessoas vieram livres do pecado original: Adão e Eva, porque nasceram em estado de pureza antes de cometerem pecado original; Jesus Cristo, que como Deus-Homem não poderia se submeter ao domínio do pecado, logo, nem de Satanás. E Maria, a única exceção. Se a todos  Satanás tem vencido, porque pelo pecado original que viemos a este mundo estamos sob sua mancha e propriedade, a profecia do Senhor parece clara: Porei inimizade entre ti e a mulher; se a serpente tivesse vencido Maria com o pecado original, a profecia esperançosa não teria sido cumprida.

No paraíso terrestre, manchado com o pecado, surge um ambiente de pureza: é a promessa de uma mulher que realizará a maior conquista da humanidade: derrotar o inimigo infernal que atacou até mesmo o próprio Deus no paraíso do céu de onde foi expulso vilmente, e que também tentou o Deus que se tornou homem. Agora Satanás, a serpente, inevitavelmente enfrenta uma mulher e sua descendência.

Na profecia do Paraíso, a mulher aparece como um inimigo, o que significa que em nenhum momento tinha amizade com a serpente ao ponto de admitir as insinuações do diabo, como aconteceu com Eva. A mulher e sua descendência esmagará a cabeça da serpente, demolirá o seu reino, enfraquecerá seu domínio, destruirá os seus projetos para escravizar toda a humanidade.

Deus queria significar que, se por causa de uma mulher, o homem se perdeu, ele também seria salvo pela mulher.

O mal prosperaria e, sob aparências místicas, viria estabelecer um reino comunista e satânico; mas a mulher também teria sua progênie: Nosso Senhor, o Filho de Deus, o Salvador do mundo.

III. Só Maria

O livro de Gênesis aponta para uma mulher como a vencedora de Satanás, sem determiná-la. E haverá longos séculos de espera pela presença da mulher.

O Papa Pio IX explicou a união íntima e indissolúvel de Maria com Jesus Cristo em seu triunfo redentor sobre Satanás que foi profetizado em Gênesis 3:15 na carta apostólica infalivelmente definindo Imaculada Conceição:

“Para essa profecia divina (Gênesis 3:15), o misericordioso Redentor da humanidade, Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, foi claramente anunciado; que Sua Santíssima Mãe, a Virgem Maria, foi profeticamente indicada; e, ao mesmo tempo, a mesma inimizade de ambos contra o Mal foi significativamente expressa. Assim, como Cristo é o Mediador entre Deus e o homem, assume forma humana, apagou a escrita no decreto existente contra nós, pregado triunfalmente na cruz, para que a Santíssima Virgem, unida com Ele, no mais íntimo e indissolúvel vínculo externo com Ele e por Ele, eternamente inimiga com a serpente do mal, e mais completamente triunfara sobre ela ... Maria esteve completamente e totalmente contrária a Satanás, porque com e através de seu Filho, o Redentor, a mulher iria partilhar intimamente o triunfo redentor sobre Satanás.”

A hora da sua chegada acontecerá. Como toda criatura humana,  começará sua vida intrauterina da fecundação da semente masculina nos ovários de uma mãe.
Como toda criatura que começa selada com a marca de Satanás, Maria terá o mesmo destino? A profecia nega: se tivesse sido gerada no pecado original, teria tido um relacionamento amistosa com a serpente e não teria pisado em sua cabeça.

Pela lei universal de Adão, Maria deveria ter sofrido a escravidão à Satanás. Mas há duas formas de libertação: 1) oferecer o preço do resgate antes que o prisioneiro seja levado para a prisão; 2) pagá-lo quando ele está preso e libertá-lo. A segunda forma foi usada na história com todos os nascidos; a primeiro somente com Maria, de modo que em nenhum momento houve nela a mancha do pecado ou mancha moral.

O teólogo Escoto confirmou a imaculada concepção de Maria com este silogismo: Deus poderia torná-la imaculada; Era conveniente que ele fizesse isso; Então ele fez isso.
A profecia do paraíso é clara o suficiente para afirmar que ela sempre foi inimiga da serpente; então ela não estava manchada com o lodo sujo, que era o pecado original.

Com a luz da profecia e outras indicações claras na Bíblia, Pio IX, em 1854, levantou esta doutrina da Igreja com a qualidade do dogma de fé: Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que sustenta que a Virgem Maria no primeiro instante de sua concepção, pela graça e privilégio singular, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, foi revelado por Deus e, portanto, deve ser firme e constantemente acreditado por todos os fiéis. Se não, saiba e tenha certeza de que eles estão condenados por seu próprio juízo, que eles naufragaram na fé e que se separaram da unidade da Igreja.

Eles esperaram muitos séculos, desde que a profecia soou, mas no final, foi cumprida: Eu porei inimizade entre ti e a mulher ... ela esmagará sua cabeça. É assim que é representado nas imagens que destacam a Imaculada: com a lua sob debaixo, como Rainha do mundo, e com a serpente pisada pelos pés.

O que diz que a fé é que, no momento, seja ele qual for, quando a alma de Maria foi infundida por Deus em seu corpo e foi, portanto, a concepção em si, simultaneamente, recebeu a graça santificante, não perdendo-a nunca, nem por uma fração mínima de tempo.

IV. Voto Imaculista

Juramento e voto de acreditar, confessar e defender o dogma da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.

(Este juramento pode ser feito na presença do Diretor Espiritual ou Confessor ou Pároco em particular).

Em nome da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo+, três pessoas, e um verdadeiro Deus Todo-Poderoso+, e de Deus feito homem, nosso Redentor e Senhor Jesus Cristo +, a quem adoramos real e verdadeiramente presente no Augusto Sacramento de Altar,

Proclamar:

Voto solene e o juramento de crer, confessar e defender a Virgem Maria, Mãe de Deus, por um privilégio especial do Altíssimo, servindo os méritos previstos do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, foi preservada do pecado original que todos contraímos ao nascer.

Declaro que, como Católico, Apostólico e Romano, acredito em todos os mistérios que nossa mãe Igreja nos oferece, especialmente no leste da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Afirmo, creio e confesso, que a Virgem Maria foi, em virtude dos méritos de seu Filho, nosso Redentor, preservado desde o primeiro instante de sua concepção de toda a mancha do pecado original. Também confesso, afirmo e acredito que a Senhora Excelsa, Mãe de Deus e Nossa Mãe, terminou o curso de sua vida temporal, foi levada de corpo e alma para os Céus; assim abençoamos a sua Imaculada Conceição, proclamamos a sua Gloriosa Assunção, honramos a sua Sagrada Virgindade e louvamos a sua total ausência de pecado.

Fazer voto de modo solene e juramento de crer, confessar e defender até a morte, os mistérios da mediação universal da Virgem na dispensação de todas as graças, e sua realeza universal como Mãe de Deus e da humanidade, oferecendo Solenemente, homenagem ao Imaculado Coração da Virgem Imaculada, em perpétua e total entrega da servidão amorosa e filial.

Oh, Benigníssima Senhora e Mãe nossa, Dulcíssima! Admita este voto e juramento, como um sinal de amor filial que eu professo e, em troca, conseguir que coberto com o manto de sua preciosa proteção à sombra da árvore da Santa Cruz, participar de seus frutos na terra, recebendo a graça abundante para exercer as virtudes, e, em seguida, através delas, suba à glória para juntar-me contigo para sempre e juntos eles ver a Deus, amá-Lo, desfrutá-Lo e louvá-Lo por toda a eternidade.

O Virgem Maria Imaculada Rainha do Céu!, Peço-lhe para interceder com o seu Divino Filho, Jesus Cristo +, para que esse me socorra na minha pobreza, ajudando a manter a fé que recebi de meus pais e agora, eu solenemente proclamo, esperando morrer nela, e pela Divina Misericórdia de Deus e por sua intercessão, desfrute algum dia as delícias inefáveis ​​da glória. Amém + assim creio , assim espero.


Dado em ............................, o dia ... ... do mês ...................... do ano de Nosso Senhor de dois mil e ....

Então a rubrica, atestando tudo o que disse.

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário