segunda-feira, 2 de março de 2015

Entrevista do Cardeal Burke ao Rorate Caeli

Nesta longa entrevista, Sua Eminência falou sobre questões tais como: funcionários do Vaticano ameaçando processar blogueiros; mais sacerdotes sob a sua autoridade; o desmantelamento dos Franciscanos da Imaculada; como os católicos tradicionais podem salvar suas almas neste mundo moderno - e obter para seus filhos os sacramentos no rito tradicional em face de bispos dissidentes; celibato sacerdotal; confusão diária do Papa Francisco; e muito, muito mais.

Creditar Rorate Caeli.




FUNCIONÁRIOS DO VATICANO AMEAÇANDO PROCESSAR BLOGGERS
Rorate Caeli: Eminência, muito obrigado por concordar com esta entrevista. Como É o blog internacional mais lido por católicos tradicionais, acreditamos que isso vai dar muita esperança para os nossos leitores de espírito católico tradicional em todos os lugares. A nossa primeira pergunta: O mundo tradicional, recentemente, tem sido atordoado com a notícia de que dois funcionários do Vaticano ameaçaram processar blogueiros e jornalistas católicos tradicionais. O senhor concorda com esta abordagem, e não acha que devemos esperar para ver mais disso no futuro?

Card. Burke: A menos que o blogueiro tenha cometido uma calúnia em alguém injustamente, eu certamente não acho que essa é a maneira que nós, como católicos devem lidar com estas questões. Eu acho que o contato deve ser feito. Presumo que o blogger Católica é de boa-fé, e se há alguém na hierarquia que está chateado com ele, a maneira de lidar com ele seria primeiro abordar a pessoa diretamente e tentar resolver a questão dessa forma. Nosso Senhor no Evangelho e São Paulo em sua primeira carta aos Coríntios nos ensina a não levar nossas disputas para o Fórum Civil, que devemos ser capaz, como católicos, de resolver estas questões entre nós. (Cf. Mt. 18:15; 1 Cor. 6: 1-6)



CONFUSÃO DO PAPA FRANCISCO

Rorate Caeli: Após oito anos sob o Papa Bento XVI, o clero, leigos, até mesmo a mídia tornaram-se acostumados à clareza. Com tanta confusão, que decorre das demonstrações diárias do Papa Francisco, confusão do Sínodo, et cetera, é melhor se concentrar mais no nível local e paroquial e na tradição da Igreja, em vez de olhar para a orientação específica de Roma sobre questões do dia?

Card. Burke: Sim, eu acho que, de fato, o próprio Papa Francisco deu essa indicação. Por exemplo, na sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ele diz que não considera que seja um ensinamento magisterial. (N. 16). Com alguém como o Papa Bento XVI, tínhamos um professor mestre que estava nos dava catequese sobre vários assuntos. Agora eu digo para as pessoas que, se eles estão experimentando alguma confusão a partir do método de ensino do Papa Francisco, o importante é voltar-se para a catequese e para o que a Igreja sempre ensinou, e ensina que, para promovê-la no nível paroquial, começa-se primeiro com a família. Não podemos perder a nossa energia ou ficar frustrado sobre algo que achamos que deveríamos estar recebendo e não estamos. Em vez disso, nós sabemos com certeza o que a Igreja sempre ensinou, e precisamos contar com isso e concentrar a nossa atenção sobre isso.

Comunhão para adúlteros e ataque a Doutrina

Rorate Caeli: Falando de que é ensinado e o que estamos ouvindo, o senhor virou notícias dizendo que  vai resistir a qualquer ensinamento que seja heterodoxo sobre o casamento, e que os católicos devem voltar a lutar, o que nos trás outra questão . Qual deve ser a resposta dos fiéis católicos se houver uma mudança na disciplina em relação à Sagrada Comunhão para adúlteros divorciados novamente casados?

Card. Burke: Eu estava respondendo a uma pergunta hipotética. Algumas pessoas tentaram interpretá-la como um ataque ao papa Francisco, que não era o caso. Era uma pergunta hipotética que apresentaram para mim, e eu simplesmente disse: "Nenhuma autoridade pode comandar-nos a agir contra a verdade, e, ao mesmo tempo, quando a verdade está sob qualquer tipo de ameaça, temos que lutar por ela. " Isso é o que eu quis dizer quando eu disse isso. Quando a questão hipotética foi colocada para mim: "E se esta agenda for empurrada?" Eu disse: "Bem, eu simplesmente tenho que resistir a ela. Esse é o meu dever."

Rorate Caeli: Como pode um católico fiel lutar? É em sua casa? É em um blog?

Cartão Burke: Eu acho que você tem que manter o ensino em sua casa e em sua própria vida pessoal, para manter a verdade da fé, como você sabe disso, e também para falar sobre o assunto e dar a conhecer ao Santo Padre a seu profunda preocupação, que na verdade, você não pode aceitar uma mudança na disciplina da Igreja o que equivaleria a uma mudança no seu ensinamento sobre a indissolubilidade do matrimônio. Aqui eu acho que é muito importante tratar de uma falsa dicotomia que foi desenhado por alguns que dizem: "Ah, não, nós estamos apenas mudando disciplinas. Nós não estamos trocando a doutrina da Igreja." Mas se você mudar a disciplina da Igreja no que diz respeito ao acesso à comunhão santamente por aqueles que estão vivendo em adultério, então certamente você está mudando a doutrina da Igreja sobre o adultério. Você está dizendo que, em algumas circunstâncias, o adultério é permitido e até mesmo bom, se as pessoas possam viver em adultério e ainda receber os sacramentos. Esse é um assunto muito sério, e os católicos têm a insistir que a disciplina da Igreja não pode ser mudada, de forma alguma, que seria, em verdade, enfraquece o nosso ensinamento sobre uma das verdades mais fundamentais, a verdade sobre o casamento e a família.

BISPOS DISSIDENTES & SUMMORUM PONTIFICUM

Rorate Caeli
: Como é que vamos cumprir a promessa e o mandato do Summorum Pontificum neste momento em particular da Igreja, em que o papel do Direito Canônico seria fazer a missa tradicional em latim disponível em todas as paróquias?

Card. Burke: A lei permanece como ela foi dada pelo Papa Bento XVI, e que não foi alterada. O documento para a sua execução foi emitido pela Pontifícia Comissão Ecclesia Dei. Tudo isso pede que, quando há um desejo para a missa tradicional entre um grupo de fiéis, deve-se fornecer para eles.

Rorate Caeli: Barrar o Summorum para as famílias cujos filhos nunca foram expostos ao Novus Ordo, mas seu local ordinária não vai cumprir os mandatos do Summorum concedendo-lhes Confirmação tradicional, as famílias devem levar seus filhos para uma diocese vizinha ou um personal paroquiais como a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro, FSSP, a fim de tê-los confirmado no rito tradicional?

Card. Burke: Eles certamente têm o direito de receber os sacramentos no rito tradicional, na forma extraordinária. Se eles não podem recebê-lo em sua própria diocese, então certamente eles poderiam pedir a seu pároco para dar-lhes uma nota de que a criança está pronta para ser confirmada, em seguida, confirmá-la em outro lugar onde é permitido.

DESMANTELAMENTO DOS FRANCISCANO DA IMACULADA

Rorate Caeli: O senhor provavelmente sabe, temos vindo a cobrir as notícias desalentadoras e assustadoras dos Frades Franciscanos da Imaculada sendo desmontado durante o último ano. Será que Vossa Eminência acha que o comissário, Padre Volpi, foi justo? E o que Vossa Eminência pensa da declaração do padre Volpi no tribunal em relação à família do fundador?

Card. Burke
: Eu realmente não tenho esse tipo de informação direta sobre o julgamento do assunto. Eu tenho que dizer que, só a partir da vista externa, que Padre Volpi tomou algumas ações muito fortes muito rapidamente. Aparentemente, eu li a história também, ele teve que admitir que a acusação que ele fez contra o Padre Stefano Manelli, o fundador dos Frades da Imaculada e membros de sua família, de, fazer mau uso dos bens temporais dos Frades da Imaculada, não era verdade. Isso certamente é um assunto muito sério. Muitos frades estão saindo, e parece que deve haver alguma forma de lidar com toda a situação em que a própria ordem não entrasse em colapso porque eles eram fortes, eles tinham um monte de vocações, e eles têm um grande número de apostolado. Essa é a parte que é preocupante para mim.

Rorate Caeli: Há relatos, e, francamente, temos relatos pessoais, sacerdotes da FFI dizendo que estão "fugindo", eles estão "escondidos", usando essas palavras nessa atual situação da FFI sob Pe. Volpi. Há também relatos de bispos, sobre sacerdotes FFI que buscam refúgio em suas dioceses. Será que Vossa Eminência pode encorajar a outros bispos a fazer o mesmo?

Card. Burke
: Se há um padre que deseja deixar a sua comunidade religiosa, e este é um bom sacerdote, não há nada contrário ao bispo aceitá-lo, acho que um bom bispo certamente aceitará tal padre e tentará ajudá-lo a tornar-se sacerdote em sua diocese. Há um processo; isso leva tempo. O sacerdote, que está querendo deixar sua comunidade religiosa tem que ter um bispo acolhedor. Quando um bispo é capaz de acolher esse padre, eu acho que o bispo deve estar feliz de fazer isso, pois auxilia um bom padre a continuar a exercer o ministério sacerdotal.

PADRES TRADICIONAIS SUPRESSOS POR BISPOS DISSIDENTES

Rorate Caeli: O que, na opinião de Vossa Eminência, os bons sacerdotes deveriam fazer se reprimidos pelos seus bispos? Sabemos de muitos, porém não vamos nomeá-los publicamente. Alguns não têm qualquer missão agora, e eles estão vivendo de doações e ajuda de familiares e amigos. Alguns acham que é necessário para participar de grupos independentes. Qual é o conselho de Vossa Eminência a esses sacerdotes que simplesmente querem viver, pregar e rezar a missa como todos os sacerdotes fizeram antes do Concílio?

Card. Burke: eu simplesmente exortáo a buscar um bispo que é receptivo a esses sacerdotes e iria tentar ajudá-los, se puder, ou se ele não puder ajudá-los diretamente, ajudá-los a encontrar um outro bispo que lhes permitiria levar uma boa vida sacerdotal. Isso é tudo o que se pode fazer. Obviamente, também, há o recurso à Congregação para o Clero. Se o sacerdote sente que ele está simplesmente sendo tratado injustamente, então ele poderia pedir a Congregação para o Clero de intervir.

Rorate Caeli: Há relatos de que, na tentativa de resolver o problema que acabamos de discutir, uma Administração Apostólica para os sacerdotes tradicionais e religiosos poderia ser uma alternativa a fim de resolver muitos desses problemas em termos de viver a sua vocação estritamente de acordo com Summorum Pontificum. Poderia vossa Eminência comentar como pode começar o processo - o futuro de uma Administração Apostólica?

Card. Burke: tal coisa é possível. Eu não estou ciente de que seja necessário processo a esse respeito. Talvez seja, eu só não ouvi falar sobre isso. Certamente que é uma possibilidade e seria uma maneira de ajudar estes sacerdotes e os fiéis que estão ligados a eles permanecerem em comunhão com a Igreja.


MAIS SACERDOTES SOBRE AUTORIDADE DO CARDEAL BURKE

Rorate Caeli: Agora, Eminência pode ter um viés sobre esta questão, mas seria a Soberana Ordem Militar de Malta, teoricamente, ser capaz de funcionar como uma Administração Apostólica, dando faculdades para os sacerdotes tradicionais e religiosos?

Card. Burke: Bem, à Soberana Ordem Militar de Malta, os Cavaleiros de São João de Jerusalém, foram incardinados sacerdotes. Mas fê-lo como uma ordem militar soberana, e não como uma Administração Apostólica. A Ordem tem um Prelado, nomeado pelo Santo Padre, que participa no governo da Ordem. Ele é claramente o legítimo superior de quaisquer sacerdotes incardinados na Ordem. Neste momento, estamos estudando toda a situação, porque temos pedidos de sacerdotes adicionais que desejam ser incardinado na Ordem. Mas, certamente, isso já aconteceu no passado, e não há nenhuma razão pela qual não poderia continuar a acontecer, e não em virtude da criação de uma Administração Apostólica, mas em virtude da natureza da Ordem.

CELIBATO SACERDOTAL

Rorate Caeli: Nós já estávamos pensando em fazer esta pergunta meses atrás quando começamos a elaborar estas perguntas da entrevista e, em seguida, o Papa falou que a questão dos padres casados ​​está "em sua agenda." É o celibato sacerdotal para os sacerdotes ocidentais sob séria ameaça com este pontificado?

Card. Burke: Isso seria um assunto muito sério, porque tem a ver com o exemplo do próprio Cristo, e a Igreja sempre guardou nos seus sacerdotes a seguir o exemplo de Cristo também em seu celibato. Eu já ouvi isso relatado, mas eu não fui capaz de verificar isso, mas isso seria, obviamente, um assunto muito sério. O assunto foi retomado já por um sínodo de bispos do mundo em finais dos anos 60, e naquele sínodo houve uma reafirmação muito sólida do ensinamento da Igreja sobre o celibato clerical. Não me refiro a ele apenas como uma disciplina, porque tem a ver com o que desde os primeiros séculos da Igreja entendido como sendo o mais adequado para os seus sacerdotes. É algo mais do que uma disciplina, e, portanto, eu acho que é muito difícil conceber que haveria uma mudança sobre este assunto.

INCENTIVO PARA OS CATÓLICOS TRADICIONAIS

Rorate Caeli: Que palavras de encorajamento pode Eminência dar aos católicos tradicionais que estão lutando para salvar suas almas e as almas de seus filhos neste mundo moderno, e sem, às vezes parece, qualquer ajuda de Roma?

Card. Burke: eu freqüentemente digo para aqueles que estão escrevendo para mim e estão expressando tal desânimo, ou estão pedindo direção, no que parece ser uma situação muito problemática, que, quando, em momentos como este, parece haver alguma confusão no governo da Igreja, então nós temos, mais do que nunca, a buscarmos o ensinamento constante da Igreja  para  nossos filhos e para reforçar a compreensão do ensino em nossas paróquias e nossas famílias. E nosso Senhor nos assegurou - Ele não nos disse que não haveria ataques à Igreja, mesmo de dentro, mas Ele nos assegurou que as portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja. Em outras palavras, Satanás, com seus enganos, nunca finalmente prevalecerá na Igreja. Temos que ter essa confiança sobre nós e fazer  isso com grande alegria e grande determinação no ensino da fé, ou em dar testemunho com a apologética às almas que não entendem a fé ou que ainda não se tornaram membros da Igreja. Sabemos que as portas do inferno não prevalecerão, mas, entretanto, o nosso caminho é o caminho da Cruz. E quando a gente tem que sofrer por amor do que acreditamos, o que sabemos ser verdade, podemos abraçar esse sofrimento com o conhecimento do resultado final, isto é, que Cristo é o Victor. Ele é o único que finalmente supera todas as forças do mal no mundo e restaurá-lo ao Pai. Essa é a maneira pela qual eu tento incentivar os fiéis católicos. Eu acho que é importante, também, que devotos católicos tradicionais conhçam e apoiem um ao outro para suportar suas cargas como diz a Escritura. Devemos estar preparados para fazer isso e ser sensível às famílias que podem estar sofrendo alguma dificuldade especial a este respeito, e tentar estar o mais perto possível um do outro quanto.

CONCÍLIO VATICANO TERCEIRO?

Rorate Caeli: Existem alguns relatos muito soltos, mas a partir de fontes credíveis, de Francisco pode chamar um Concílio Vaticano Terceiro. Tem Eminência ouvido algo sobre isso, afinal?

Card. Burke: Não.

PROCESSO DE ESCOLHA DOS BISPOS

Rorate Caeli: nomeações episcopais nos Estados Unidos foram, em média, de tendência conservadora sob Bento XVI. Esse não foi o caso em todos os lugares. Daí surge uma lacuna evidente com os sacerdotes e fiéis real da nova geração que são amplamente conservadores, ligado ao verdadeiro catecismo, a lei moral católica, a uma reverente Sagrada Liturgia. Vossa Eminência é a favor de uma nova orientação na nomeação de bispos nos Estados Unidos e em outros lugares? O método atual para a escolha dos bispos é uma boa, na sua opinião?

Card. Burke: Eu acho que é. Ela envolve a consulta não só de outros bispos e padres da diocese, mas também os fiéis leigos. E há sempre a possibilidade de cada um dos membros leigos ou grupos de fiéis leigos de dar a conhecer as suas preocupações à Congregação para os Bispos ou ao Núncio. Eu acho que a coisa mais importante é para uma diocese que há muito muitos fiéis católicos que têm necessidades particulares expressar essas necessidades.

O PAPEL ATUAL  DA IGREJA

Rorate Caeli: Qual é o foco principal de Vossa Eminência sobre o trabalho nos dias de hoje?

Card. Burke: Meu foco principal é sobre a Soberana Ordem Militar de Malta, ajudando o Grão-Mestre com a governança da Ordem, especialmente na dimensão espiritual. A Ordem tem uma dupla finalidade: a defesa da fé, e o cuidado dos pobres. As duas coisas honestamente andam muito juntas. Estou ajudando-o com perguntas sobre a estrutura da própria Ordem, a fim de cumprir mais eficazmente esses dois propósitos, mas também para lidar com questões que inevitavelmente surgem em qualquer organização católica que diz respeito à doutrina e no que diz respeito à moral. Esse é o meu foco principal. Eu também estou gastando tempo estudando e escrevendo sobre questões importantes na Igreja de hoje.

TRADICIONALISTAS RESTAURAM A IGREJA

Rorate Caeli: Você vê os católicos tradicionais, tendo mais de um papel de liderança, no futuro na restauração da Igreja?

Card. Burke: Eu acho que sim. Acho mais e mais famílias católicas mais fortes que se dedicam à missa tradicional, e eu acho que essas famílias terão cada vez mais influência. Se essas famílias influenciarem outras famílias, então, obviamente, há uma dinâmica que cresce.

Rorate Caeli: Há mais alguma coisa que não temos tocado que Vossa Eminência gostaria de acrescentar?

Card. Burke: Apenas para encorajar todos a ser dedicado à Sagrada Liturgia, que é a mais alta expressão da nossa fé católica, a mais alta expressão da nossa vida em Deus, e para ser muito dedicado ao estudo do Catecismo da Igreja Católica, e para o ensino da fé em nossas casas e em nossas comunidades locais. A Igreja sofreu terrivelmente com décadas de má catequese de tal modo que os fiéis, as crianças e os jovens, mesmo os adultos, não sabem a sua fé, e nós precisamos resolver isso porque as duas coisas andam juntas. Quando conhecemos bem a nossa fé, então nós temos um forte desejo de adorar, de acordo com a nossa fé, e ao mesmo tempo a nossa adoração nos faz desejar mais conhecimento da nossa fé. E então, obviamente, tudo isso se expressa em ação pela caridade de nossas vidas, especialmente em favor daqueles que têm mais necessidade.

Rorate Caeli: Isso leva a uma última pergunta. Eminência mencionou a família em sua casa muitas vezes. João Paulo II foi profético quando ele falou sobre a Igreja doméstica?

Card. Burke: Oh, sim. Ele disse que a Igreja vem a nós por meio da família, e isso é verdade. O próprio Cristo veio por meio da família. Ele foi profético no sentido de que ele pronunciou novamente o que a Igreja tem entendido desde o início. Esse termo, Igreja Doméstica, é muito antigo, e foi repetido no Concílio Vaticano II. É uma terminologia muito antiga para a família. Ele foi profético, no sentido de que ele apresentou o que o próprio Deus nos ensina sobre a família.

Rorate Caeli: Isso é tudo o que temos para Vossa Eminência. Muito obrigado pelo seu tempo hoje e pelo seu serviço incrível para a Santa Madre Igreja.





Nenhum comentário:

Postar um comentário