sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Os Novíssimos ( O Céu, publicação final)

Resultado de imagem para santos no ceu



É um lugar de delícias, onde a alma, purificada de todo pecado, eternamente goza de uma felicidade sobrenatural e perfeita que dar a visão e a posse eterna de Deus.


Gozos do Paraíso. - Os teólogos admitem dois tipos de prazeres; Alguns se referem à essência da felicidade e são chamados essenciais; outros são secundários ou acessórios: correspondem em sentido oposto ao da pena de dano experimentada pelos réprobos
A essência da felicidade ou o gozo sobrenatural dos bem aventurados é ver Deus e desfrutar de sua beleza; uma declaração nesse sentido as palavras de Jesus: “A vida eterna consiste em conhecer a Ti, o único verdadeiro Deus e a Jesus Cristo,  quem enviaste” (João, 17, 3).

Não podemos entender agora quanto essa visão de Deus encherá de gozo os bem aventurados, mas algo que se vislumbra no que aconteceu com os três apóstolos, que, no Tabor, tiveram um vislumbre da beleza de Jesus Cristo; ficaram tão encantados que Pedro exclamou: “Oh Senhor, como é bom estar aqui” (Mat, 17, 4).

Esta felicidade é comparada em magnitude ao oceano, como se deduz das palavras de Jesus Cristo aos bem aventurados: “Entra no gozo do teu Senhor “(Mat; 25, 21) o que implica que a alegria é como um abismo no qual penetra a alma.

Prazeres acessórios são um conjunto de bens cuja lista é interminável e que não pode formar uma ideia, porque eles são muito diferentes daqueles que desfrutamos aqui. Basta saber que algumas coisas podem ser bom para nós ou desejadas nesta vida, já se referem tanto à ilustração da alma como à perfeição e comodidade do corpo, inundam por todas as partes a vida feliz dos habitantes celestiais.

O corpo e os sentidos gozarão de toda a satisfação puríssimas que desejarem.
Também deve-se notar que estes prazeres: a) serão eternos; os bem aventurados não podem pecar; portanto, eles não podem ser removidos do gozo de Deus. b) serão sempre novos; a alma não se fartará de Deus; não são como os prazeres desta terra que por mais agradáveis que sejam, fastigam, porque o corpo não pode resistir por muito tempo.



Existência do Céu


Provas de fé. - 1) O julgamento de Jesus Cristo para os eleitos: Venham benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde a criação do mundo (São Mateus, 25, 34). 2) As palavras de Jesus Cristo ao ladrão arrependido:  ainda hoje estarás comigo no paraíso (Lucas, 22). 3) As palavras de Jesus no Sermão da Montanha: Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mat, 5, 3).

Evidência racional. - Justiça de Deus. – Sendo Deus infinitamente justo, você não pode olhar com indiferença as ações dos homens; você deve dar  prêmio aos bons e punir os mal. Mas, como nesta vida não recebem a recompensa merecida pelo bem, pelo contrário, vemos como padecem e sofrem perseguição; então eles devem recebe-lo em outra vida; portanto haverá para os justos um lugar de descanso eterno;  este lugar chama-se Paraíso.


A felicidade do céu não será a mesma para todos


Assim como no inferno sofrem diversamente os condenados, de acordo com o número e a gravidade dos seus pecados; assim também no Céu há diferença no grau de alegria dos eleitos.

Não goza igualmente um pecador que se converteu pouco antes de sua morte e um santo que passou toda a sua vida servindo e amando a Deus.

Na casa de meu Pai, diz Jesus Cristo, há muitas moradas” (João, 14, 2) Essa felicidade é proporcional ao mérito de cada um.

Ainda assim, não há nenhuma inveja em uns, nem  arrogância em outros: cada um é bem aventurado à medida que merece. Aos bem aventurados acontece o mesmo que com duas pessoas sentadas na mesma mesa: uma come mais do que a outra, mas ambas estão satisfeitas por terem se saciado.

Auréolas. - Os prazeres do Paraíso será especial para algumas categorias de justo: Os teólogos chamam auréolas certos prêmios que são privilégio exclusivo dos mártires, dos virgens e dos doutores: Os primeiros per terem vencido o mundo; os segundos, a carne (as paixões); os terceiros, o demônio. Esta auréola afeta principalmente suas almas, também vai brilhar em suas cabeças em forma de coroa.

Fonte: Adelante la Fé: Los Novísimos (El Cielo, publicación final)




Nenhum comentário:

Postar um comentário