domingo, 3 de maio de 2020

A prova histórica da Ressurreição que menos agrada aos secularistas




Uma das provas irrefutáveis ​​da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que até os mais sérios não-cristãos são obrigados a admitir, é o testemunho de Flavius ​​Josephus, historiador judeu do primeiro século e testemunha ocular do extraordinário cumprimento das profecias de Nosso Salvador referindo-se à destruição de Jerusalém em 70 dC. O arcebispo Eusébio elogia Josephus pela precisão de seu relatório, que é tão admiravelmente consistente com as Escrituras. Para os santos e para nós, o testemunho de historiadores cristãos da altura de São Mateus, São Marcos, São João etc. é infinitamente superior ao de qualquer historiador judeu ou pagão, antigo ou moderno, mas é importante saber que, para os incrédulos contemporâneos, Josephus é quase como uma Bíblia secular quando se trata da história dos eventos do primeiro século. Pode-se imaginar, então, quão chocados eles devem estar diante desse testemunho claro e explícito sobre a Ressurreição de Jesus nas Antiguidades de Josefo!

Flavius ​​Josephus, Antiguidades XVIII, Capítulo III, Par. 3:

Agora, havia naquele tempo um homem sábio, Jesus, se fosse apropriado chamá-lo de homem. Porque ele fez obras extraordinárias; um professor para aqueles homens que acolhem a verdade com complacência. Ele atraiu para si muitos judeus e gentios. Ele era [o] Cristo. E quando Pilatos, por sugestão das figuras mais relevantes entre nós, condenou-o à cruz, aqueles que o amavam desde o começo não o abandonaram. E ele lhes apareceu vivo novamente, no terceiro dia: assim como os profetas divinos anunciaram sobre essas e milhares de outras coisas incríveis sobre ele. E a tribo de cristãos, assim chamada em seu nome, perdura até hoje. ”



1.- Este testemunho histórico atesta todos os fatos mais marcantes da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo: sua sabedoria divina, seus milagres surpreendentes, sua alta doutrina, sua poderosa pregação que atraiu homens e mulheres de todas as raças e culturas, sua crucificação sob Pilatos e sua gloriosa ressurreição, de acordo com o que os grandes profetas de Israel haviam escrito. Da mesma forma, mostra que tudo isso era praticamente universalmente conhecido entre os judeus de seu tempo, mesmo entre aqueles que eram hostis ou indiferentes ao Evangelho.

2.- O testemunho é tão claro de Josefo, que coloca todos os críticos seculares diante de dificuldades insuperáveis; eles não têm escolha a não ser reivindicar desesperadamente que isso é uma farsa para manter sua incredulidade. Mas isso acaba sendo apenas uma afirmação absurda e ridícula. A passagem em questão se encaixa perfeitamente a tudo o que sabemos do estilo e vocabulário de Josefo, caracterizado por expressões únicas e apropriadas, como "tribo de cristãos" e chamar Jesus de "homem sábio" etc., coisa que não ocorre em nenhum outro lugar. Além disso, como E.C. ressalta, todos os códigos ou manuscritos da obra de Josefo contêm o texto em referência; Para manter o caráter espúrio do texto, seria de supor que todas as cópias de Josefo estavam nas mãos dos cristãos e foram modificadas da mesma maneira ”

3. Sua autenticidade foi universalmente descontada por séculos. Retirado do mesmo artigo em EC, "Terceiro, Eusébio (" Hist. Eccl "., I, xi; cf." Dem. Ev. ", III, v) Sozomen (História da Igreja I.1), Niceph. (Hist. Eccl., I, 39), Isidoro del Pelusio (Ep. IV, 225), San Jerónimo (catal.script. Eccles. Xiii), Ambrosio, Cassiodoro, apelam ao testemunho de Josefo; não deve haver dúvida sobre sua autenticidade na época desses escritores ilustres ”.
Podemos notar que Josefo, como Gamaliel e outros, provavelmente se contentou em trabalhar discretamente dentro da sinagoga - entre outras explicações possíveis para o motivo de ele não ter sido batizado. Seja como for, esse claro testemunho de um historiador universalmente considerado credível é uma prova convincente de que os judeus da época de Jesus estavam bem familiarizados com o fato de sua ressurreição.

Analogamente ao que acontece com o Santo Sudário de Turim, e as 500 testemunhas da Ressurreição, bem como as vidas e martírios heróicos dos Santos Apóstolos que selaram e confirmaram com seu próprio sangue, seu testemunho a respeito de Jesus e sua ressurreição, o testemunho flaviano, como é chamado, fornece prova credível, e não insignificante, da ressurreição! Deve, portanto, ser objeto de atenção de todo investigador sério do cristianismo.

Alguns dos primeiros cristãos sabiam que Josefo acreditava em Cristo e, nesse sentido, esse historiador era visto com muito respeito. Sua conversão, como a do rabino Gamaliel, deve ser outro chamado claro para que os não-cristãos acreditem em Jesus e sejam salvos. Também deve confirmar aqueles que hesitam na Fé. E deve confortar os fiéis que Deus, o Senhor a quem servimos, fez e pode fazer coisas incríveis.


São Jerônimo:


Josefo, filho de Matias, sacerdote de Jerusalém, foi preso por Vespasiano e seu filho Tito, e expatriado. Ao chegar a Roma, ele apresentou aos imperadores, pai e filho, sete livros sobre o cativeiro dos judeus, que foram depositados na Biblioteca Pública e, por causa de sua genialidade, foi considerado digno de uma estátua em Roma. Além disso, ele escreveu vinte livros sobre Antiguidades, desde o começo do mundo até o décimo quarto ano de Domiciano César, e duas Antiguidades contra Appion, o filólogo de Alexandria que sob Calígula foi enviado como delegado pelos gentios contra Filo; Ele também escreveu um livro contendo uma vituperação da nação judaica. Outro de seus livros, intitulado Sobre toda a sabedoria dominante, em que ele relata a morte dos macabeus pelo martírio, é muito apreciado. No oitavo livro de suas antiguidades, ele reconhece abertamente que Cristo foi morto pelos fariseus por causa da grandeza de seus milagres, que João Batista era realmente um profeta e que Jerusalém foi destruída devido ao assassinato do apóstolo Tiago. Ele também aponta em relação ao Senhor o seguinte: “Nesses tempos havia Jesus, um homem sábio, se é que era legítimo chamá-lo de homem. Porque ele era um maravilhoso milagreiro e um professor daqueles que livremente acolhem a verdade. Ele também tinha muitos seguidores, judeus e gentios, e acreditava-se ser o Cristo, e quando instigado pela inveja de nossas autoridades, Pilatos o crucificou. No entanto, aqueles que o amavam desde o início continuaram assim até o fim, porque ele lhes apareceu vivo no terceiro dia. Muitas coisas, essas e outras coisas extraordinárias são encontradas nos cânticos dos profetas que profetizaram sobre ele e a seita dos cristãos, assim chamados em seu nome, que persistem até hoje ".


O grande Doutor que nos deu nossa Bíblia da Vulgata Latina explica que Josefo testemunha claramente sobre essas coisas como incontestáveis.


E Santo Ambrósio:


"Os próprios judeus também testemunham Jesus, como visto em Josefo, o escritor de sua história, que afirma o seguinte:" Havia um homem sábio naquele tempo, se (falando dele) era correto dar-lhe o nome de homem , pois ele realizou obras extraordinárias, que apareceu aos seus discípulos no terceiro dia de sua morte, vivo novamente, de acordo com os escritos dos profetas que anunciaram esses e inúmeros outros eventos milagrosos sobre ele: graças aos quais a congregação cristã começou e, no entanto, ele - Josefo - não era crente por causa da dureza de seu coração e sua intenção preconceituosa. No entanto, não foi por causa de seus preconceitos contra a verdade que ele não era crente, o que acrescenta mais peso ao seu testemunho, porque apesar de sua relutância e não ser crente, isso deve ser verdade, pois ele nunca negou. "

Aqui, o Santo Bispo de Milão destaca que os eventos mais importantes na vida de Cristo, incluindo seu ministério público e milagres, sua vida e seu Evangelho, sua morte e crucificação, seu enterro e sua ressurreição, eram tão bem conhecidos como inegável mesmo para aqueles que não confessaram abertamente a Cristo. Se os não-cristãos disseram que Josefo não era cristão, isso apenas adiciona mais peso ao seu testemunho. Se eles alegaram que ele havia se tornado cristão, deveriam ter feito o mesmo.

Consequentemente, os céticos modernos, que, cientes da grande credibilidade que Josefo desfruta, acham, no entanto, que seu testemunho é inexplicável por causa de seu preconceito a priori contra o cristianismo, graças à ajuda da graça, eles devem a percepção de que esse testemunho é absolutamente verdadeiro. Jesus Cristo é verdadeiramente o Messias prometido, e Ele realmente morreu sob Pôncio Pilatos em Nisã 14, 33 DC. e ressuscitou no terceiro dia dentre os mortos.

Finalmente, dois santos doutores explicam por que o fato da Ressurreição é tão inquestionável que, assim como a existência de Deus pode ser conhecida por seus efeitos na criação, da mesma maneira, a ressurreição do Senhor, que é a Nova Criação, é você poder saber através de seus efeitos na história, na vida dos apóstolos e naqueles que foram convertidos.


São Crisóstomo:


"Por esta razão, ou seja, pelos milagres [realizados pelos apóstolos] Ele revela inequivocamente a evidência de Sua ressurreição, de modo que não apenas os homens daqueles tempos - que é o que resulta dos testes presenciais - mas também os homens da posteridade podem ter certeza do fato de que ELE ressuscitou. Nesta base, também podemos discutir com os não-crentes. Pois se Ele não ressuscitou, mas permanece morto, como os apóstolos poderiam realizar milagres em Seu nome? Mas eles não realizaram milagres, podem alegar? Como, então, nossa religião foi instituída? Porque isso certamente não pode se pode negar ou contestar porque o vimos com nossos olhos: assim, quando dizem que não houve milagres, infligem a si mesmos uma punhalada ainda pior. Quer milagre maior que este, que sem milagre, o mundo inteiro caiu com entusiasmo nas redes de doze homens pobres e ignorantes! ”


São Tomás de Aquino, na Summa Contra Gentios, escreveu:


A sabedoria divina que conhece todas as coisas em sua plenitude se dignou a revelar esses segredos aos homens e, como prova disso, mostrou obras que transcendem a competência de todos os poderes naturais, na maravilhosa cura de doenças, na ressurreição. dos mortos e, o que é ainda mais extraordinário, em tais inspirações da mente humana que pessoas simples e ignorantes, cheias do dom do Espírito Santo, alcançaram em um momento picos de sabedoria e eloquência. Como resultado do exposto, sem a violência das armas, sem nenhuma promessa de prazeres e, o que é mais extraordinário, em meio à violência dos perseguidores, uma multidão incontável de homens, sem educação e muito Sábios, se reuniram na Fé CRISTÃ, onde são pregadas doutrinas que transcendem todo o conhecimento humano, nas quais os prazeres dos sentidos são contidos e na qual é ensinado o desprezo por todas as posses mundanas. O fato de as mentes mortais consentirem em tais ensinamentos é o maior milagre de todos e um trabalho manifesto de inspiração divina que leva os homens a desprezar o visível e desejar apenas bens invisíveis. Isso não aconteceu de repente ou por acaso, mas graças a uma disposição divina incorporada no fato de que Deus predisse que Ele pretendia fazer isso, através dos oráculos de Seus Profetas. Os livros desses profetas ainda são reverenciados entre nós e testemunham nossa fé. Este argumento é abordado no texto: "A salvação anunciada pelo Senhor foi mais tarde confirmada por aqueles que a ouviram, Deus também testificando com sinais e maravilhas, com todos os tipos de milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com sua vontade" (Hb ii, 3, 4).


Essa extraordinária conversão do mundo à fé cristã é indiscutivelmente um sinal de milagres do passado, que não precisam ser repetidos, pois são evidentes em seus efeitos. Seria uma maravilha maior do que todos os outros milagres, se, sem esses sinais extraordinários, o mundo tivesse sido induzido por homens simples e humildes a acreditar em verdades tão árduas, a realizar obras muito difíceis, a esperar por uma recompensa tão alta. E, no entanto, mesmo em nossos dias, Deus não deixa de fazer milagres através de Seus santos para a confirmação da fé.


1P5 - Secularists’ Least Favorite Historical Proof of the Resurrection

Nenhum comentário:

Postar um comentário