sexta-feira, 2 de julho de 2021

Por quê o sentido do pecado desapareceu entre os católicos?

 








Hoje, ninguém em sã consciência ousa negar ou duvidar que na grande maioria das consciências o sentido do pecado desapareceu. Para fazer uma análise objetiva do presente tema, é conveniente trazer este parágrafo do discurso inaugural do Concílio Vaticano II:

 

A Igreja sempre se opôs a esses erros. Frequentemente os condenava com a maior severidade. Em nossa época, porém, a Esposa de Cristo prefere usar o remédio da misericórdia ao invés do da severidade. Ela quer atender às necessidades atuais, mostrando a validade de sua doutrina ao invés de renovar condenações

 

É verdade que, apoiada na Sagrada Escritura (livro do Deuteronômio capítulo 7), a afirmação do parágrafo citado tem consistência, pois no equilíbrio entre a justiça e a misericórdia divina a segunda é maior que a primeira. O problema, ou melhor, a causa raiz está na transformação radical que ocorreu na Igreja Católica, uma vez encerrado o concílio, minimizando ao máximo a exortação moral da consciência da verdade objetiva, ao mesmo tempo em que aposta num otimismo antropológico de um nível tão alto que tornou o próprio homem um juiz de si mesmo, independentemente de toda autoridade divina. Pode-se muito bem afirmar que na segunda metade do século XX, o pecado original foi renovado em sua essência (Gênesis), tentando “ser como deuses” por uma humanidade que não foi limitada por nenhum poder moral legítimo, como de fato é, e deveria ser, a Igreja de Cristo. O ser humano, desde o século 20, tornou-se o demiurgo de sua própria salvação; e atingiu esse estado insano (embora perante o mundo seja um estado inteligente), eliminando quase completamente o ensino magisterial sobre o pecado, a responsabilidade moral individual e a possibilidade muito real da condenação eterna. O leitor acha que é uma teoria exagerada ?; Bem .... vamos pousar em exemplos concretos:


A catequese e / ou a pregação sobre a virtude da pureza prima pela ausência de forma, digna da redundância, escandalosa. A grande maioria dos adolescentes, jovens e adultos não sabe que o sexo solo (masturbação) é um pecado mortal. A grande maioria dos casais vive junto antes de se casar e o faz sem a menor culpa moral de consciência. A grande maioria dos casamentos canônicos usa métodos anticoncepcionais, ou abortivos, ou formas artificiais de reprodução ("in vitro", como eles chamam) sem considerar por um momento se estão certos. E estou falando sobre católicos praticantes (que agora são uma minoria entre os batizados). E pode ser lembrado que o pecado sempre esteve na história, o que é verdade. Mas NUNCA COMO AGORA o pecado foi integrado sem qualquer sentimento de culpa. Em outras etapas anteriores da história, o pecado, pelo menos, foi escondido, ou pelo menos o meio social foi respeitado. O pior hoje é ouvir, ou mesmo gabar-se do pecado, e ainda mais, vangloriar-se e dar lições “éticas” aos poucos que querem viver bem a moral cristã. Assim, todos aqueles pecados contra o sexto mandamento são expostos sem qualquer tipo de ocultação nas reuniões familiares (perante os pais ou avós que, autoconscientes ou pressionados, se calam), reuniões de amigos (onde quem se "surpreende" com o mal está imediatamente amaldiçoado), ou qualquer situação pública dentro de uma sociedade podre ao extremo como a ocidental.

A catequese sobre a mesma prática sacramental desapareceu e foi substituída por um convite vago e complexo a conceitos absurdos como “comunidade, testemunho, experiência, partilha no domingo ... etc”. Resta que é lembrado, abertamente, que, por exemplo, faltar à missa no domingo é um pecado mortal (exceto em caso de doença), como não se confessar em um ano, ou confessar mas esconder pecados, ou comungar sem ter confessado pecado  mortal ... etc. Hoje, a grande maioria dos católicos desconhece o pecado mortal contra o terceiro mandato de Deus e o primeiro da Igreja. Hoje em dia, tremendos sacrilégios coletivos são praticados regularmente e agora em muitas missas onde muitas pessoas comungam sem se confessar, vivendo em situações de pecado mortal (como viver juntos sem ser casado pela Igreja), e praticamente ninguém na alta hierarquia emite pelo menos um aviso urgente para parar ou pelo menos reduzir essa loucura.

Muitos outros exemplos podem ser dados porque o assunto é complexo e muito amplo. Mas seria muito saudável fazer uma revisão profunda da aplicação pastoral de "preferir o remédio da misericórdia à severidade" a que se refere o parágrafo conciliar. Bem, a Bíblia não diz (Provérbios 1) que “o princípio da sabedoria é o temor de Deus”?

Por que o temor de Deus foi completamente perdido? Talvez desde a virtude essencial da HUMILDADE, não seria urgente um exame de consciência institucional para verificar as consequências de uma pastoral que encurrala a exortação de consciência e converge com uma bondade moderna “correto”?

Concluo com uma citação evangélica (de Mateus 7) que resume e deve nos dar o que pensar e, claro, agir:

17-18 A árvore boa só dá frutos bons e a árvore ruim só dá frutos ruins. 19 A árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

 

Fonte: Adelante la fe: ¿Por qué ha desaparecido el sentido de pecado en la gran mayoría de católicos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário