sexta-feira, 3 de maio de 2024

A infiltração de The Chosen na imaginação dos católicos

 



 

Em artigo publicado na prestigiada revista norte-americana Crisis Magazine, a escritora católica Leila Miller alerta sobre os possíveis perigos da série The Chosen. Esta série, conhecida como “Os Escolhidos”, é dedicada à vida de Jesus e é transmitida pela Netflix, Amazon e outras plataformas. Embora seja baseado nos evangelhos, também inclui um grande número de elementos ficcionais. Três temporadas foram transmitidas até agora.

Miller lembra que, durante as décadas de 1970 e 1980, na catequese foi apresentada a um “Jesus hippie feliz”, que era “um cara super legal, que não impunha respeito nem era sério ou particularmente exigente”. Mais tarde, ela percebeu que o que eles estavam fazendo era refazer “Cristo à nossa imagem e adorar a nós mesmos”. Com efeito, este tipo de catequese teve o efeito de esvaziar as Igrejas, com uma “catastrófica perda de fé” que dura décadas.

Nesse sentido, lamenta que, quando parecia que esta falsa imagem de Jesus tinha sido finalmente abandonada, uma “nova e mais bem sucedida reencarnação desta caricatura” ressurge na série The Chosen. Para a escritora, trata-se de uma “novela tremendamente popular, criada por mórmons e protestantes”, que “se infiltrou no imaginário de inúmeros católicos”, e alerta que, nesta ocasião, a nova imagem de Cristo não é promovida por progressistas, mas também por “católicos fiéis e tradicionais”, que acreditam que a série está levando muitos a se aproximarem de Cristo. Nesse sentido, a escritora responde que o importante é “de qual Cristo” eles estão se aproximando.


Segundo Miller, depois de assistir à série, muitos católicos afirmam que “pela primeira vez” encontraram o verdadeiro Jesus ou tiveram um relacionamento verdadeiramente pessoal com um Jesus “mais humano”, que não haviam encontrado antes no catolicismo, nem “nas Escrituras”, Tradição, teologia, liturgia, arte sacra, os ensinamentos do Magistério, os escritos e encontros místicos com Jesus dos santos e o resto da nossa herança católica. Para a escritora, isso é um sinal de que “este novo Cristo não é Cristo”. Nesse contexto, ele cita o Padre Robert McTeigue, que diz que "quando a cultura ou a academia afirmam que este é o 'Jesus verdadeiro, bom e autêntico', mas que a Igreja tem escondido isso de mim todo esse tempo, o que é realmente autêntico é que esse Jesus geralmente se parece com o autor do livro ou com o produtor do filme.

Na série, no esforço de "humanizar" Jesus, são incluídas cenas absurdas e que nunca poderiam ter acontecido. «Jesus brigando com São João Batista? Não. Jesus fazendo uma piada sarcástica às custas de Simão Pedro e depois revirando os olhos momentos antes de realizar um milagre em nome da sogra de Simão? Não. Aquele que era o mesmo Verbo de Deus bloqueado e nervoso ao “escrever” o Sermão da Montanha e precisar que Mateus o ajudasse e o aconselhasse sobre como escrevê-lo? Não. Jesus, sentado sozinho e fazendo barulhos de flatulência (barulho de pum) para atrair crianças escondidas atrás de um arbusto? Não". Diante das críticas a essas cenas, o criador Dallas Jenkins respondeu no X (antigo Twitter) com uma declaração perturbadora: “Espere e veja quando eu mostrar ele [Jesus Cristo] lutando para fazer xixi no meio da noite”.

Outras cenas, diz Miller, são desrespeitosas para com os santos. Seria Nossa Senhora a Virgem, a mulher mais feia de todo o círculo de Jesus? Não. Será que ela teria falta de gosto para descrever o nascimento (supostamente) 'pegajoso' de Jesus quando questionada sobre aquela noite santa? Não. Será que São João Batista usaria as palavras de Judas, o Traidor? Não. Pedro e sua esposa discutiriam qual seria o “momento certo” para ter filhos? Não".

(Não podia faltar blasfêmias contra os santos e Nossa Senhora pelos lobos em pele de cordeiro)

Em outro artigo, Miller destacou que o Jesus descrito em The Chosen ficaria "muito feliz com as bandeiras, camisetas e emblemas homossexuais/transgêneros" exibidos pela equipe de filmagem da série e que foram militantemente defendidos por vários dos atores. Ele lembrou ainda que a conta oficial X (antigo Twitter) da série publicou mensagens diretamente contrárias ao catolicismo, como: “Esta é a má notícia: sua religião, sua igreja, a lei, seus esforços para ser bom não vão te salvar. Esta é a boa notícia: você não precisa da sua religião, da sua igreja, da lei ou dos seus esforços para ser bom para salvá-lo.”

Segundo a autora, o perigo é que a série seja tecnicamente bem feita e “emocionalmente tão forte quanto qualquer outra novela, e isso é intencional”. Na verdade, o criador Dallas Jenkins prometeu que a próxima temporada será “muito, muito emocionante”, que é exatamente o que os espectadores desejam. É por isso que muitos se sentem atraídos por ele e até o utilizam em inúmeras escolas e paróquias como catecismo.

Como indica o título do artigo de Miller, "O Falso Cristo do The Chosen", a escritora em geral considera a série "um espetáculo cafona e modernista com falhas letais", em contraste com o tesouro inestimável de vinte séculos de ensino católico.

 

OBS: A fonte em vermelho é acréscimo nosso.

 

Fonte: Infocatolica - 'The Chosen' «se ha infiltrado en la imaginación de innumerables católicos»


Nenhum comentário:

Postar um comentário